5 dicas para passar confiança para o consumidor em seu e-commerce

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Cada vez mais brasileiros estão se tornando adeptos das compras online. Apenas no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões de pessoas compraram pela primeira vez na internet, de acordo com a pesquisa Webshoppers 40. O e-commerce está crescendo, mas, para ter sucesso nesse mercado, não basta apenas criar uma loja virtual.

Existem alguns cuidados que você precisa tomar para tornar seu e-commerce confiável e, assim, conquistar clientes. Por isso, você deve tornar seu site seguro e indicar para o consumidor que as compras feitas ali não são uma fraude e realmente serão entregues.

As pessoas estão mais atentas no momento da compra e sabem identificar os sinais de que um e-commerce é confiável. Por isso, trazemos aqui dicas a todos que se dedicam a vender pela internet para que tornem seu site seguro!

1. Descrições e fotos

O primeiro aspecto ao qual você deve prestar atenção especial em seu e-commerce é em relação à apresentação dos produtos. Lembre-se que seu cliente só poderá conhecer os artigos antes da compra por meio das descrições, fotos e, eventualmente, vídeos.

Portanto, escreva textos completos e claros apresentando cada produto. Fale sobre as dimensões, cores e texturas. Para as imagens, preste atenção à iluminação e inclua também boas fotos de pessoas usando os produtos, se possível. Assim, o consumidor pode ter um conhecimento mais completo e se sentir seguro para efetuar a compra.

2. Prova social e avaliações

Outra forma de mostrar aos potenciais clientes da sua loja virtual que você tem um site seguro e que realmente entrega as mercadorias vendidas é por meio da prova social. Isso significa que você vai disponibilizar depoimentos e avaliações de clientes que já compraram de você e ficaram satisfeitos.

No seu próprio e-commerce, você pode disponibilizar e incentivar que os consumidores avaliem os produtos que adquiriram. Além disso, você pode criar uma página com depoimentos de pessoas que concordarem em falar sobre a experiência que tiveram ao comprar em sua loja virtual.

Nas redes sociais, você também pode publicar, com autorização, fotos de clientes com os artigos que compraram em seu e-commerce. Hoje em dia, o Instagram é uma ótima ferramenta para vender e divulgar produtos, então você pode aproveitar esse ambiente digital para compartilhar Stories de clientes que marcarem seu perfil ao receberem e usarem seus produtos. Você pode até pedir que eles façam isso quando enviar as encomendas!

3. Certificado SSL e selos de segurança

Mais um jeito de mostrar ao cliente que você possui um site seguro é por meio de certificados e selos de segurança. O principal deles é o certificado SSL, indicado por um pequeno cadeado ao lado da URL do site. Ele garante que todas as informações inseridas nas páginas daquele domínio, como dados pessoais e número do cartão de crédito, estarão seguras.

A instalação do certificado SSL varia de acordo com o sistema que você utilizar em seu site, mas tutoriais para cada plataforma de e-commerce podem ser facilmente encontrados na internet.

Além do SSL, você pode adicionar selos de segurança e confiabilidade à sua loja virtual. Eles são cedidos por organizações que avaliam diversos aspectos relacionados a pagamentos e segurança.

4. Canais de atendimento claros

Se os visitantes de um e-commerce tiverem alguma dúvida, precisam saber como entrar em contato com você e com sua equipe. Por isso, deixe seus canais de atendimento claros em seu site. Isso vai deixar os possíveis clientes mais seguros para realizar uma compra.

Além de informar todos os meios de contato, indique também os horários de atendimento e o prazo médio para respostas. Dessa forma, o consumidor vai saber o que esperar caso demore um pouco para receber um retorno. 

5. Política de troca

Uma dúvida comum dos clientes de e-commerce é em relação à troca caso precisem realizá-la. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas têm até sete dias para se arrepender e desistir da compra a partir da data de entrega. Todavia, nem todos os clientes sabem disso e podem ficar inseguros para comprar online.

Por isso, se você informar com clareza que existe a possibilidade de troca e quais as políticas da sua loja, o consumidor se sentirá mais confortável para comprar em seu e-commerce. Muitas vezes, ele nem precisará trocar os produtos, mas só de saber que poderá caso precise, pode se sentir menos inseguro para realizar a conversão.

Apesar do crescimento do mercado do e-commerce, você precisa tomar alguns cuidados em sua loja virtual para conquistar de vez a confiança do público. Está pronto para mostrar aos seus novos clientes que você tem um site seguro?

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

E-mail Gravatar: victoria.salemi@nuvemshop.com.br

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