E-commerce com problemas de abandono de carrinho?

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Um e-commerce com altas taxas de abandono de carrinho é sinônimo de dor de cabeça para qualquer gestor. Se isso está acontecendo no seu negócio online, talvez você se pergunte: “o que estou fazendo de errado?”.

Neste artigo, queremos compartilhar com você algumas informações importantes para entender o que costuma motivar visitantes de uma loja virtual a abandonarem a compra. Além disso, vamos dar algumas dicas para evitar esse problema e garantir a conversão das vendas. Continue a leitura e confira!

Por que se preocupar com o abandono de carrinho?

A taxa de abandono de carrinho é um dos indicadores de performance — também chamados de KPIs — mais utilizados para observar a saúde de um negócio online.

Usamos esse termo quando o visitante de um e-commerce faz toda a jornada de consumo, selecionando itens e colocando no carrinho. Mas, ao final, ele não finaliza o processo. Em alguns casos, ele ainda faz simulações de frete e desconto, mas não conclui a compra.

Para mensurar os índices de abandono de carrinho em sua loja virtual, faça o seguinte cálculo:

Compras efetuadas (CE) / Carrinhos criados (CC) = X

1 – X = Y

Y x 100 = Taxa de Abandono (%)

O abandono de carrinho é preocupante justamente porque indica que o consumidor até gostou dos produtos que sua marca oferece, mas algo no processo final de conversão o deixou insatisfeito.

É preciso ter atenção a esse problema, afinal, você está perdendo vendas e o motivo pode até mesmo ser algo simples. No entanto, fatores mais graves podem influenciar a desistência dos clientes.

Que tal observarmos alguns dos motivos mais comuns para o abandono de carrinho em lojas virtuais? Podemos mencionar:

  • custos altos de frete ou indisponibilidade para certa região;
  • falta de opção de pagamento desejada;
  • demora na expectativa de entrega do produto;
  • checkout que pede muitos dados pessoais do consumidor;
  • frete que só pode ser calculado no checkout;
  • falta de confiança no site;
  • preço mais alto no carrinho;
  • cartão presente ou cupom de desconto inválido.

Como evitar o abandono de carrinho?

Agora que sabemos que taxas altas de abandono de carrinho precisam ser analisadas com cautela, é hora de descobrir algumas estratégias para reverter a situação e impedir que ela se torne um problema para o faturamento do seu negócio.

Veja a seguir algumas dicas para evitar o abandono de carrinho.

Mude políticas de frete

O frete pode ser um verdadeiro vilão quando o assunto é abandono da compra. Primeiramente, se for necessário fazer checkout para calcular o frete, o consumidor é obrigado a entrar no carrinho apenas para obter uma simples informação.

Ter esse tipo de interface não é uma boa ideia, afinal, isso pode acabar superestimando os números de pessoas que desistiram da compra, quando muitas só queriam valores de frete.

Outra questão que gera desistência é, com certeza, o valor do frete. Não é incomum encontrar valores de envio que superam o do produto em si. Isso desanima o consumidor, que pode buscar uma alternativa mais acessível na concorrência.

Por fim, o tempo de entrega também pesa, afinal, estamos em uma sociedade cada vez mais imediatista. Esperar semanas por um produto não é nada atrativo.

Para resolver essas questões, é interessante apostar na diversificação das formas de entrega por meio de parcerias com empresas de logística e com os Correios. Assim, seu e-commerce consegue atender as mais diferentes necessidades, oferecendo opções mais baratas e rápidas.

Evite cadastros longos

Mais uma vez, a rapidez fala mais alto para muitos consumidores. Cadastros longos, nos quais é preciso colocar muita informação, desgastam o processo de compra e dão ao cliente a sensação de estar sendo interrogado.

Junto a isso, existe o problema de solicitar muitos dados pessoais, alguns totalmente dispensáveis para realizar o pagamento e entrega do produto. O visitante pode perguntar: “Afinal, para que querem saber tanto de mim?”.

Em uma época em que a segurança dos dados na internet é um tópico cada vez mais delicado, é melhor pedir apenas informações indispensáveis.

Preocupe-se com segurança

Segurança na internet sempre foi um fator que afastou muitos consumidores das compras online. Felizmente, isso tem mudado com as pessoas se habituando mais ao ambiente digitais e descobrindo maneiras de evitar fraudes e roubo de dados.

Você sabe que é papel do e-commerce garantir a segurança do usuário e provavelmente sua loja virtual conta com um sistema de proteção, mas você deixa isso evidente na página de compra?

Para que seus clientes não tenham dúvida sobre segurança e evitar o abandono de carrinho, mostre de forma clara, por meio de frases e imagens, a segurança e a reputação da loja. Faça isso em todo o site e na área de compra, principalmente no momento em que o consumidor precisar inserir dados de cartão.

Corrija bugs

Imagine descobrir que seu site perdeu vendas por conta de um bug de programação? A decepção não é apenas sua, mas também dos clientes que tentaram executar uma compra e não conseguiram.

A solução para não passar por esse tipo de problema é revisar constantemente a interface e a usabilidade do site, certificando-se de que tudo está funcionando corretamente e de forma intuitiva em toda a jornada de compra.

Ofereça opções de pagamento diversificadas

Nem só de cartão de crédito vive o e-commerce. Por mais que essa forma de pagamento seja amplamente adotada para compras na internet, é fundamental oferecer um leque diversificado de opções.

Débito em conta, boleto bancário e até criptomoedas são algumas alternativas, dependendo do seu segmento. Para otimizar esse serviço, contar com intermediadores de pagamento costuma ser o caminho mais simples e seguro.

Indo além, é possível oferecer descontos no boleto à vista, já que as taxas para o lojista costumam ser menores. Com isso, você ainda aproveita para chamar a atenção do seu público-alvo e potencializar as chances de conversão.

A gente sabe que você não pode e não quer perder nenhuma venda em seu e-commerce. Por isso, esperamos que essas dicas ajudem a combater o abandono de carrinho em seu negócio virtual.

Separamos um outro artigo que vai mostrar como sua marcar pode atrair e fidelizar consumidores adotando uma cultura customer happiness. Leia e aproveite nossas dicas!

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