Bem-estar no trabalho: 4 dicas para cuidar dele no seu home office

3 minutos para ler

O novo coronavírus afetou de forma significativa as dinâmicas profissionais. Com a necessidade de isolamento social, a maioria das pessoas está fazendo home office. Mas, mesmo atuando de casa, é fundamental garantir o bem-estar no trabalho.

Importar-se com sua qualidade de vida e a da sua equipe é o que vai garantir que seu negócio digital consiga manter bons níveis de produtividade, mesmo durante a crise gerada pela pandemia.

Trouxemos algumas dicas para você seguir e implementar com seus colaboradores. Continue a leitura e confira como manter o bem-estar no trabalho a distância.

1. Garanta um bom clima organizacional mesmo a distância

Um clima organizacional saudável sempre foi importante para uma empresa funcionar com sucesso e harmonia. No contexto do coronavírus, ele continua sendo fundamental para que a equipe se mantenha integrada e motivada.

Para a gestão, é essencial ter uma visão empática e humanizada em relação aos funcionários. Como é um momento social delicado, os profissionais precisam sentir-se amparados pela empresa. Os valores que a organização defende devem aparecer nas ações que envolvem o capital humano, promovendo satisfação e segurança.

2. Tenha um alinhamento correto com a equipe

Um dos grandes problemas que podem surgir durante o isolamento é a falta de alinhamento entre a equipe e a gestão. Isso prejudica o bem-estar no trabalho, já que os colaboradores se sentem perdidos e confusos sem a orientação adequada.

Por isso, use as diversas tecnologias disponíveis para manter a comunicação ativa com o time de talentos. Use recursos para delegar tarefas e monitorar a produtividade. Não se esqueça de dar feedback e manter-se à disposição para esclarecer dúvidas.

3. Dê instruções para limpeza do home office

Outro ponto importante na hora de cuidar do bem-estar no trabalho dos colaboradores é a higiene. É preciso manter o ambiente home office limpo e agradável para evitar doenças, como o coronavírus.

Aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, fones e mouses, devem ser constantemente limpos com álcool. A casa precisa ser higienizada diariamente e com atenção redobrada sempre que alguém voltar da rua. Instruir os funcionários sobre o tema da limpeza é uma forma de mostrar valorização na saúde deles e evitar a queda na produtividade por contágio.

4. Promova o cuidado com a saúde

A saúde física e a psicológica sempre precisam ser levadas em conta. Muitos colaboradores não estão habituados com a rotina do home office, muito menos com o isolamento social. Problemas como depressão e estresse podem afetar a saúde mental. Ao mesmo tempo, a saúde física pode ser impactada pela falta de exercícios e má alimentação.

É papel da empresa incentivar a qualidade de vida mesmo dentro da limitação do confinamento. A gestão pode dar dicas de exercícios físicos para a equipe realizar em casa, além de sugerir práticas como meditação, períodos de lazer e alimentação saudável.

Mesmo com o distanciamento social obrigatório, o período de home office pode fazer com que você se aproxime da sua equipe. Basta preocupar-se com o bem-estar no trabalho e mostrar que a empresa valoriza seu capital humano. Com certeza, vocês passarão por esse tempo mais fortes e unidos em prol de resultados positivos para o e-commerce.

Tem outras dicas para promover o bem-estar no home office? Compartilhe com a gente nos comentários.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário