Saiba agora como usar o Branding Digital a favor do seu e-commerce

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Você pode até pensar que a atração e a afetividade que os consumidores têm por algumas marcas é algo orgânico e automático. No entanto, o que existe mesmo é uma estratégia forte de Branding Digital, que faz dessas marcas as queridinhas do público.

Esse status é o que você busca para seu e-commerce? Com certeza isso é um enorme diferencial em tempos de alta competitividade no mercado online.

Continue a leitura e entenda sobre o que estamos falando. Descubra também como usar essa estratégia a favor da sua loja virtual.

O que é Branding Digital?

O conceito Branding por si só se refere ao posicionamento de uma marca frente ao mercado e ao público consumidor. Trabalhar o branding é criar estratégias que façam com que as pessoas vejam uma determinada empresa de forma positiva.

Trazendo isso para o contexto de internet, com marcas que estão inseridas no ambiente online, temos o Branding Digital. Indo além do Branding tradicional, esse segundo conceito também está focado em garantir uma boa presença digital para a marca e uma reputação positiva entre os internautas.

Hoje em dia, quem tem uma empresa física precisa investir em Branding Digital. Mas, para aqueles que gerenciam um negócio virtual, esse investimento é imperativo. É ele que vai garantir que sua marca tenha uma imagem forte e positiva frente ao público. Além disso, vai disseminar os valores da empresa e criar conexões emocionais com os seguidores online.

O resultado disso envolve benefícios como:

  • aumento do retorno por investimento (ROI) em marketing digital;
  • aumento de clientes promotores da marca;
  • menores custos por aquisição de clientes (CAC);
  • maior estabilidade para o negócio;
  • aumento da fidelização dos clientes;
  • mais vendas.

Como usar o Branding Digital a favor do e-commerce?

Construir a imagem positiva de uma marca digital exige planejamento, dedicação e as estratégias certas. Você sabe quais são elas? Veja algumas iniciativas que separamos para você usar a favor do seu e-commerce.

Faça uma pesquisa de mercado

É claro que tudo começa com um planejamento bem estruturado e isso é possível por meio de uma análise do mercado em que sua loja está inserida. É preciso observar os concorrentes do segmento, entendendo como eles se posicionam e o que está dando certo.

Se você ainda não percebe que as marcas digitais do seu segmento têm um posicionamento inteligente e atrativo, essa é a oportunidade certa para sua loja preencher essa lacuna e chamar a atenção dos consumidores.

Também é fundamental traçar o perfil ou os perfis de público que você quer atingir com sua estratégia digital. Costumamos chamar essas definições de buyer persona, ou seja, o cliente ideal.

Estabeleça um estilo de comunicação

Se de um lado temos a buyer persona como alvo da nossa comunicação, do outro temos a brand persona, que é a emissora do discurso que sua marca vai adotar. A brand persona é a personificação da cultura da sua empresa e deve ser traçada cuidadosamente. Ela facilita uma comunicação uniforme com o público em todos os canais que seu e-commerce usar.

Sua linguagem precisa ter uma identidade que se conecte com seus seguidores. Em outras palavras, é preciso falar a mesma língua que eles, além de abordar temas que sejam atrativos para as necessidades deles.

Crie uma identidade visual forte

Outro aspecto que tem peso no Branding Digital, assim como no tradicional, é a identidade visual. Sabe como marcas como Coca-Cola, Apple e McDonald’s têm cores e símbolos que vêm instantaneamente à nossa cabeça? É esse o tipo de identidade que queremos instituir.

Uma boa identidade visual vai considerar cores harmônicas com o segmento do seu negócio, além de tipografia e símbolos que tragam à memória os sentimentos que sua empresa quer passar para o público. A identidade visual precisa estar presente em toda a comunicação e estratégias de disseminação da marca.

Desenvolva bons conteúdos

Outro caminho para trabalhar o Branding Digital no e-commerce é a produção de conteúdos que sejam valiosos para o público. Essa estratégia, também conhecida como marketing de conteúdo, é uma das integrantes do marketing digital.

Ao apresentar conteúdos que tragam soluções para seus seguidores, sua marca se mostra como autoridade no segmento. Assim, sempre que eles pensarem nos produtos que você oferece, pensarão automaticamente na sua loja online como uma opção confiável para comprar.

Dê atenção aos públicos

Estabelecer uma relação de proximidade com o público também é essencial, principalmente no ambiente de redes sociais. Os consumidores não estão mais satisfeitos apenas em comprar de uma marca. Eles querem saber o que está por trás daquela empresa e quais são os valores que a instituição representa.

É possível trabalhar essa comunicação mais pessoal tanto pelas redes sociais quanto por outros canais de atendimento, como o chat do e-commerce. Oriente sua equipe a tirar dúvidas, aceitar sugestões e até mesmo lidar com avaliações negativas sempre mantendo o tom e o estilo de comunicação já definido pela marca.

Esteja nos canais certos

O Branding Digital tem muita relação com a presença digital e, por isso, estar nos canais certos é imprescindível. Como descobrir quais são eles? Basta observar o comportamento do seu público-alvo.

É claro que, em muitos casos, é interessante ter alguma presença no maior número possível de canais, afinal, eles são espaços de atração de clientes. Mesmo assim, ter um foco maior em alguma plataforma mais frequentada pela sua persona é estratégico para firmar sua identidade.

Você pode usar e abusar das redes sociais, já que elas se tornaram grandes plataformas para visibilidade das marcas. Ter um bom desempenho nesses espaços digitais é uma das garantias de conseguir um contato íntimo e sólido com o público, o que certamente vai acarretar em resultados positivos para seu negócio.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a perceber o potencial de investir em Branding Digital para seu e-commerce. Uma boa reputação online é a base para qualquer negócio digital que quer prosperar e ganhar um público fiel.

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