Chatbot: como funciona e quais são as vantagens para o e-commerce

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Atender bem os visitantes do seu e-commerce é um dos fatores que contribuem diretamente para o sucesso do negócio. Felizmente, a transformação digital facilitou diversos aspectos desse relacionamento com os clientes, por meio de ferramentas como o chatbot.

Neste artigo, você vai entender o que é esse recurso e como ele realmente funciona para quem tem uma loja virtual. Veja quais são as utilidades e as grandes vantagens de apostar nessa tecnologia. Continue a leitura e confira!

O que são os chatbots e como eles funcionam?

A palavra chatbot une os termos “chat”, de conversa, e “bot”, de robô. Por isso, quando falamos de um chatbot, estamos nos referindo a uma tecnologia robótica que consegue manter um diálogo de forma automatizada, sem interferência humana.

Você com certeza já se deparou com esse tipo de ferramenta ao visitar algum site, buscar atendimento e começar a conversar com um assistente virtual. Em muitos casos, chega a ser difícil identificar se estamos falando com uma pessoa ou um bot, já que a lógica de funcionamento desse tipo de tecnologia tem ficado cada vez mais avançada e similar à fala humana.

No e-commerce, o bot de atendimento se serve de uma base de dados composta por perguntas frequentes, pelo catálogo de produtos e até mesmo pelas informações do sistema de gestão.

Por ser uma ferramenta de inteligência artificial, o bot consegue “aprender” todos esses dados e, por meio deles, responder perguntas e atender solicitações feitas por quem acessa o site.

Como eles podem ser usados em um e-commerce?

O principal propósito de contar com um chatbot no e-commerce é otimizar o atendimento. Principalmente para as pequenas e médias lojas virtuais, o gasto com uma equipe de atendimento costuma ser inviável para o orçamento. Os profissionais desse setor acabam não dando conta das demandas à medida que o negócio começa a expandir.

Considerando que a agilidade e qualidade do atendimento são um grande diferencial para a reputação da marca, o chatbot aparece como um grande aliado desses processos.

Por meio dessa ferramenta, os clientes podem tirar dúvidas, receber informações sobre produtos e acompanhar um pedido em andamento, por exemplo. As melhores versões de chatbots chegam a permitir que todo o processo de compra, desde a busca até o pagamento, seja realizado na janela de conversa automatizada.

No entanto, em muitos casos, o maior uso do bot é como acelerador do processo de atendimento, por criar uma “introdução” à conversa com o profissional do setor de relacionamento com o cliente.

Exemplificando, o consumidor entra em contato por chat, escreve sua principal dúvida para o robô de atendimento e dá os primeiros passos para resolver o problema. Caso seja necessário prosseguir, o bot consegue encaminhar para o profissional mais adequado para a situação, o que poupa tempo de atendimento.

Quais são as vantagens de apostar em um chatbot?

Está gostando de entender mais sobre essa tecnologia inteligente tão popular nos dias atuais? Para ajudar você a decidir se está na hora de buscar um chatbot para seu e-commerce, separamos abaixo as principais vantagens dessa ferramenta. Veja só.

Garantir disponibilidade 24/7 para atendimento

O interesse dos consumidores pelas compras online está principalmente na flexibilidade e conforto que são oferecidos, não é mesmo? O público quer que possibilidade de comprar esteja disponível a qualquer hora do dia em qualquer momento da semana. A mesma lógica acaba sendo estendida para o atendimento.

Se você tem um e-commerce, atender ao público apenas em horário comercial pode acabar desfavorecendo seu negócio. Por isso, adotar um chatbot supre essa necessidade da disponibilidade 24/7 e permite que os visitantes do site tirem dúvidas e sejam atendidos a qualquer momento.

Favorecer a proximidade com o público

O conceito de experiência do cliente está cada vez mais em alta e parte dele tem uma grande ligação com a conexão com o público. Marcas que se mostram acessíveis e próximas aos seus seguidores têm maiores chances de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Por mais que antigamente existisse uma visão equivocada sobre bots tornarem o atendimento menos humano, a tecnologia atual está cada vez mais próxima de gerar uma interação orgânica e satisfatória para o público. Usando a estratégia certa, uma marca pode transformar um chatbot em um verdadeiro representante da imagem digital.

Acelerar o atendimento

Como já mencionamos, uma das grandes vantagens de um robô virtual de atendimento é a possibilidade de acelerar esse processo tão importante para o e-commerce. De um lado, é relevante para os clientes, que recebem respostas muito mais rápido e podem ter acesso a um boleto ou um código de rastreamento em segundos, sem a necessidade de um telefonema ou e-mail.

Por outro ângulo, a empresa se beneficia ao resolver problemas no setor de SAC muito mais rápido, eliminando os tickets de atendimento com eficiência e melhorando os indicadores de tempo de resposta.

Aproveitar oportunidades de venda

Você sabe como é possível ter proatividade nas vendas ao atuar em um e-commerce? Em estabelecimentos físicos, é comum que um atendente aborde o visitante ao entrar, não é mesmo. Já na loja virtual, em geral esperamos que o consumidor faça toda sua jornada sozinho, de maneira independente.

Mas isso pode mudar com o uso de um chatbot. Com os comandos certos, o assistente virtual pode abordar o internauta, oferecer ajuda para esclarecer alguma dúvida ou mesmo oferecer um produto complementar no carrinho. Já imaginou quantas oportunidade de venda você pode aproveitar dessa forma?

Favorecer a escalabilidade

Por fim, uma grande vantagem do chatbot é que ele favorece a escalabilidade do seu e-commerce. Ter um negócio escalável é o alvo da maioria dos empreendedores digitais, já que esse modelo permite uma expansão com menos custos possíveis.

Atuar com uma equipe de atendimento totalmente humanizada vai exigir que você esteja sempre contratando novos profissionais à medida que a demanda da empresa cresça. Mas ao usar um chatbot como aliado da sua equipe, é possível continuar dando conta de um atendimento de qualidade mesmo com seu negócio em franco crescimento.

Esperamos que você tenha percebido como usar um chatbot em seu e-commerce pode transformar a dinâmica de relacionamento com o cliente. Não fique para trás na transformação digital e conte com essa tecnologia inteligente para otimizar seus processos de atendimento.

Para complementar sua leitura, veja o texto que separamos sobre as melhores maneiras de passar confiança para o consumidor em sua loja virtual. Boa leitura!

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