CTR: como otimizar seu click-through rate e otimizar o marketing

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Conhecer os fatores mais importantes do Marketing é o primeiro passo para se destacar nos principais canais digitais, certo? Isso se torna ainda mais importante para aquelas empresas que querem destacar seus negócios, fidelizar clientes e otimizar suas campanhas, e conhecer as métricas como o click-through rate é fundamental para avaliar sua eficiência.

Afinal, quanto maior for seu CTR (que também pode ser traduzido como taxa de cliques), melhor vai ser o aproveitamento dos recursos disponíveis no orçamento para seu setor. Que tal, então, saber como otimizar esse indicador tão importante para seu e-commerce? Prossiga com a leitura deste post e esclareça todas as suas dúvidas acerca do tema. Confira!

Como calcular e avaliar o CTR das suas páginas?

O click-through rate, também conhecido como CTR ou taxa de cliques, representa a relação entre os números de cliques e visualizações de um anúncio ou página. Ou seja, fornece a resposta sobre qual é a porcentagem de usuários que visualizaram sua campanha, se interessaram pela mensagem e, de fato, clicaram no seu link.

A conta para descobrir seu CTR é simples: basta dividir o número total de cliques do seu anúncio pelo total de visualizações. Em geral, quanto maior for a taxa de cliques, melhor, mas um indicador acima dos 3% costuma ser satisfatório. A avaliação, porém, precisa ser mais ampla e deve considerar a sua área de atuação e os concorrentes.

Quais ações aplicar para melhorar seu click-through rate?

Mas, na prática, como otimizar o click-through rate? O primeiro passo é fazer um trabalho minucioso de palavras-chave, por meio da busca pelos termos mais procurados por quem você quer atrair para suas páginas. Também é importante ficar de olho na URL de encaminhamento e se ela se relaciona com a palavra-chave escolhida.

Outro ponto fundamental é o CTA (Call to Action ou, em português, chamada para a ação), que vai ser a chamada para convencer o usuário de que ele deve realmente clicar no seu anúncio ou página. Procure por expressões de acordo com o perfil da sua persona e seu CTA com uma landing page eficiente para conseguir a conversão tão desejada.

Por que ficar de olho também nas suas campanhas orgânicas?

O CTR não é importante apenas quando falamos em links patrocinados, e esse indicador pode influenciar diretamente o ranqueamento das suas páginas, por exemplo. Para o Google, quanto maior sua taxa de cliques, melhor está sendo a experiência do usuário naquela página e, portanto, o endereço deve receber maior destaque.

O click-through rate é, portanto, uma das métricas mais importantes para se observar na busca por respostas em relação à eficiência das suas estratégias e ações de Marketing Digital. Seja pago, seja orgânico, essa métrica não pode ficar de fora do seu planejamento.

Aumentar a eficiência das suas campanhas é fundamental, certo? Que tal conhecer um conceito que pode ajudar você a aumentar a precisão das suas ações de Marketing? Saiba o que é customer reviews e por que a opinião do cliente é tão importante!

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