Saiba o que são clientes promotores e qual a sua importância

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Toda empresa que deseja maximizar seu diferencial competitivo no mercado precisa focar nos aspectos positivos que poderão agregar ainda mais valor à sua marca. Os clientes promotores podem ajudar bastante no alcance desse objetivo.

Um e-commerce que não garante um atendimento de qualidade ao seu consumidor perde muitas chances de retê-lo. Logo, é preciso que pesquisas sejam feitas com a finalidade de medir a satisfação do cliente e, assim, analisar a relevância do seu negócio na atualidade.

Nós tópicos abaixo, mostraremos outras informações importantes sobre o tema e também quais são principais características dos clientes classificados como promotores, neutros e detratores. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que são clientes promotores?

Os clientes promotores são os consumidores que sua empresa conseguiu fidelizar e que agem como verdadeiros propagadores do seu negócio. Sua importância se dá, principalmente, ao fato de eles sempre avaliarem sua marca entre as notas 9 ou 10 na pesquisa de satisfação.

É natural que tais pessoas queiram ajudar cada vez mais no crescimento da sua imagem. Por isso, eles estão a todo momento dando feedbacks positivos, participando das suas ações empresariais e acreditando que os seus serviços poderão auxiliar a vida de indivíduos que têm as mesmas características e necessidades que as deles.

A importância dos clientes promotores no seu negócio

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e usam a internet para diversas finalidades. Uma delas acontece em marketplaces que promovam a avaliação das lojas parceiras e dos produtos disponíveis para compra.

Com a participação dos clientes promotores nesse espaço, você poderá contar com os depoimentos dessas pessoas nas plataformas de vendas (seja em um marketplace, seja na sua loja online) que mostrarão os aspectos positivos da sua marca, bem como as várias vantagens que seu negócio e os seus produtos trazem.

Por isso, sempre tenha uma relação bastante próxima com os promotores do seu e-commerce. Além de serem pessoas que foram fidelizadas, há grandes chances de se tornarem embaixadoras da marca, auxiliando no crescimento da sua imagem.

Qual o impacto dos detratores no negócio?

Enquanto os clientes promotores ajudam sua empresa a ter sucesso, os detratores são aqueles que falam mal dos seus produtos e serviços. Normalmente, deixam comentários negativos em sites especializados e contribuem para a má formação da sua presença digital.

Há também os neutros que, apesar de terem gostado do seu e-commerce, não viram vantagens suficientes que os fizessem estabelecer um contato duradouro — não foram fidelizados. É interessante que os profissionais saibam trabalhar com esses dois públicos a fim de saber a melhor maneira de conquistar a confiança deles.

Como identificar o perfil do cliente?

Com a pesquisa de satisfação, é possível saber qual é o perfil de cada cliente. Existe o método NPS (Net Promoter Score), que ajuda a classificar a pontuação obtida nas pesquisas para mostrar se determinado cliente é promotor, neutro ou detrator.

É muito importante criar o hábito de conferir tal informação, pois isso auxilia sua empresa a melhorar a experiência dos consumidores dentro dos ambientes online da sua marca. Afinal, o seu negócio precisa sempre buscar alternativas de prosperidade empresarial.

Como gerar clientes promotores?

Conquistar clientes promotores requer uma boa gestão da sua marca — o que pode ser feito com a ajuda do branding. Por meio dele, cria-se uma identidade visual autêntica para as suas campanhas e demais ações virtuais.

Não podemos esquecer que a qualidade no atendimento também é levada muito em consideração na hora de realizar uma compra. Portanto, foque o treinamento dos seus funcionários com o intuito de oferecerem uma abordagem que encantará os clientes do seu negócio.

Notou o quanto é importante ter clientes promotores ligados à sua marca? Seu empreendimento deve sempre priorizar por alternativas que busquem otimizar o relacionamento construído com os clientes. Dessa forma, o caminho da fidelização se torna cada vez mais próximo.

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