Afinal, como excluir comentário no Google sobre minha empresa?

4 minutos para ler

É comum preocupar-se com a reputação online da sua empresa. Ela pode manifestar-se de diversas formas, inclusive por meio de comentários negativos no Google. Você está querendo saber como excluí-los?

O Google é um poderoso aliado na busca por mais relevância e alcance para o seu negócio. Um dos seus recursos mais úteis é o Meu Negócio, que mostra informações detalhadas sobre a sua empresa para quem busca por ela. Entre esses dados, estão avaliações deixadas por clientes.

Dessa forma, nada impede que algumas dessas avaliações sejam negativas. Nesses casos, é normal que o seu primeiro instinto seja o de excluí-las. Afinal, elas podem depor contra a qualidade do seu negócio diante de potenciais clientes, certo? No entanto, as coisas nem sempre precisam ser assim.

Como encarar comentários negativos no Google?

O objetivo de uma seção de comentários como a do Google Meu Negócio é oferecer, com total transparência, um olhar sobre como é uma empresa. Uma avaliação deixada nesse espaço deve representar a experiência que um cliente teve com aquele negócio, o que pode ser decisivo para outras pessoas.

Quase ninguém está preparado para receber críticas. Um comentário negativo pode causar pânico a princípio, mas também é capaz de representar uma oportunidade de melhoria para o seu negócio. A primeira análise que você deve fazer é: trata-se de um possível ponto de partida para meu negócio ser melhor?

A partir disso, vale mais a pena agir em relação ao que foi apontado naquele comentário em vez de querer apagá-lo. E, claro, certifique-se de responder a quem enviou a avaliação, agradecendo pelo contato e explicando as melhorias que serão implementadas, tendo aquele comentário como ponto de partida.

Em quais casos vale a pena excluir um comentário no Google?

Não é sempre que você perceberá que se trata de uma crítica construtiva ou um comentário legítimo deixado no espaço das avaliações do Google. Realmente, há momentos em que é justificado excluir um comentário deixado sobre a sua empresa.

Um exemplo disso é quando são feitas reviews falsas, em que claramente o cliente não é verdadeiro ou as situações não correspondem à realidade. O espaço de avaliações deve sempre ser usado para depoimentos legítimos. Por isso, excluir esse tipo de comentário está totalmente dentro da proposta do sistema.

Outro caso que vale exclusão é quando, até mesmo em uma avaliação legítima, o cliente se utiliza de termos chulos, expõe pessoas diretamente pelo nome ou, até mesmo, faz ameaças. Nesse caso, a exclusão é uma ferramenta de moderação do espaço para que ele seja preservado como um ambiente saudável.

Como excluir um comentário no Google?

Caso a avaliação deixada pelo usuário realmente mereça uma exclusão, o processo para deletá-la não é tão simples. Afinal, o Google coloca barreiras nesse meio para garantir que as empresas não possam apagar todo e qualquer comentário negativo que recebem, inclusive os legítimos.

Antes de optar por excluir um comentário sobre a sua empresa no Google, você pode tentar seguir por outros caminhos. Experimente responder até mesmo as críticas mais duras sempre com elegância e vontade de melhorar. Você também pode optar por convencer aquele cliente a dar outra chance para a sua empresa.

Nos casos extremos, você pode apoiar-se no suporte do Google. Se a avaliação viola a política do sistema, basta marcá-la como inapropriada no seu painel do Google Meu Negócio. A review passará por uma análise do time do Google e, caso seja confirmado que violou os termos, será excluída.

Receber avaliações negativas é algo que faz parte da vida de qualquer empresa. Por mais que o seu primeiro instinto seja querer saber como excluir comentário no Google sobre sua empresa, é preciso analisar caso a caso para tomar a decisão correta.

Para ajudar nesse trabalho, você pode contar com serviços de gestão de reviews online, feito por empresas especializadas em reputação de marca. Entre em contato conosco para saber mais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário