Entenda aqui como o comportamento do consumidor mudou com a pandemia!

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Para quem deseja destacar-se em um mercado tão concorrido, é fundamental atualizar os seus conhecimentos constantemente. Afinal, as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente, e é preciso acompanhar tudo o que acontece. Além da transformação digital, o período de pandemia por conta da COVID-19 também gerou algumas alterações significativas no comportamento do consumidor.

Seja para aumentar a receita da sua loja, seja para fidelizar mais clientes, apenas entendendo os novos hábitos de consumo que esses objetivos vão ser alcançados. Durante o tempo de isolamento social, algumas das mudanças foram significativas, e o seu negócio precisa adaptar-se. Dessa forma, é possível sempre adotar as estratégias e ações mais adequadas para otimizar os seus resultados.

Mas, na prática, quais são as principais mudanças em relação ao comportamento do consumidor com o período de quarentena? Quer tirar todas as dúvidas e continuar aprimorando a experiência que o seu e-commerce oferece aos usuários? Continue a leitura deste artigo para entender quais são as tendências mais relevantes e como é importante acompanhá-las. Confira!

Qual é o impacto da pandemia nos hábitos de consumo?

A transformação já era um processo em andamento, porém ela foi acelerada com o período de isolamento social. A desconfiança em utilizar a tecnologia, por exemplo, acabou. Sendo assim, além dos impactos econômicos em praticamente todos os setores da sociedade, a pandemia contribui também para as mudanças nos hábitos e comportamentos dos consumidores.

Ainda mais conectado, o consumidor exige que as empresas também se adaptem a esse cenário. É cada vez mais importante oferecer uma experiência integrada e segura ao cliente, por exemplo. As interações online também precisam passar por uma reformulação, já que a demanda deve aumentar. Porém, a qualidade do atendimento prestado deve continuar a mesma.

Quais foram as principais mudanças no comportamento do consumidor?

É fundamental ficar por dentro das principais mudanças no comportamento do consumidor e, assim, entender como adaptar o seu negócio. Para ajudar você na tarefa de adotar uma estratégia mais customer centric, listamos os pontos mais relevantes. Confira!

Priorização das compras online

O conceito de phygital é cada vez mais presente em uma sociedade tão conectada. Segundo uma pesquisa realizada pela GfK, por exemplo, essa já era uma tendência, com os consumidores no Brasil dividindo suas jornadas de compra entre o físico e o digital. Quanto mais investimentos forem realizados para permitir que essa migração aconteça, melhor será para o seu negócio.

Afinal, de acordo com um relatório produzido pelo Google, 49% dos brasileiros vão priorizar as compras nos canais digitais. Como ignorar esses números? A sua empresa, portanto, deve entender essa demanda e continuar oferecendo a experiência ideal em suas plataformas digitais. A ideia é permitir que o consumidor se sinta ainda mais confortável ao comprar remotamente.

Consumo mais consciente

Com a insegurança do consumidor em perder o emprego, os hábitos de consumo são repensados, e o processo de decisão antes de uma compra torna-se mais consciente e menos impulsivo. O desejo por novos produtos e serviços tende a ser moderado, o que exige uma abordagem diferente dos vendedores e das empresas, criando estratégias para fidelização.

Maior rapidez e precisão

Ao descobrir que pode fazer inúmeras tarefas da própria casa, o consumidor também se tornou ainda mais exigente em relação ao que as marcas oferecem. É importante estar sempre disponível para solucionar quaisquer dúvidas que os seus clientes tiverem. E isso vale também para poder entregar exatamente o que eles esperam receber em seu atendimento e seus produtos.

Aumento das vendas consultivas

A proposta agressiva para conquistar a confiança do consumidor não é tão eficiente, e a tendência é que se torne ainda menor. Por mais que a transformação digital potencialize o que acontece nos canais digitais, o consumidor ainda espera pelo contato humano. Segundo um estudo da PwC, 70% dos brasileiros preferem a interação com uma pessoa real durante o atendimento.

Uma forma de aproveitar essa tendência é apostando, por exemplo, no live commerce, cujo principal objetivo é mesclar a popularização do streaming com a possibilidade de realizar vendas online. Com um contato mais próximo com o consumidor, as transmissões ao vivo nas redes sociais geram autenticidade na hora de apresentar produtos e serviços.

Quais são os benefícios de acompanhar e se atualizar?

Como falamos, o consumidor está cada vez mais exigente, e, por isso, a sua marca pode ficar para trás se não se atualizar adequadamente. Com tanta competitividade, é apenas a partir da compreensão desses novos hábitos que o seu negócio pode ser aprimorado. Afinal, o que funcionou nos últimos trimestres não significa, necessariamente, que vai funcionar desta vez.

Quando acontece esse entendimento, as suas estratégias podem tornar-se mais precisas e direcionadas para o que, de fato, funciona. Ou seja, os recursos disponíveis para a sua empresa passam a ser aproveitados de forma mais estratégica e eficiente. Para quem deseja atrair mais e mais clientes, é uma forma de continuar entregando uma experiência positiva aos usuários.

Ao compreender essas vontades e colocá-las em prática nas estratégias da sua empresa, você acaba conquistando ainda mais a confiança do consumidor. Essa relação se fortalece, e a tendência é que ele retorne outras vezes. Afinal, a compreensão desses novos hábitos interfere nas mais variadas áreas do seu negócio, do atendimento até o preço e a qualidade do que é oferecido.

Entender o comportamento do consumidor, portanto, é um diferencial para que você consiga destacar-se em um mercado tão concorrido. Assim, é possível adaptar as suas ações e estratégias para oferecer sempre uma melhor experiência ao usuário que se relaciona com a sua marca. O processo de tomada de decisão para o seu planejamento também fica mais preciso e eficiente.

Agora que você já sabe mais sobre as principais tendências e mudanças no comportamento do consumidor, que tal continuar por dentro de outras novidades como essa? Assine a nossa newsletter e receba os nossos principais conteúdos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

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