Consumidor 4.0: de que forma as empresas devem se adaptar a esse perfil?

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Você certamente tem notado que a forma de clientes e marcas se relacionarem está mudando bastante nos últimos anos. Essas transformações têm moldado o que chamamos de consumidor 4.0.

Se você ainda não tinha ouvido essa expressão, está na hora de conhecer esse consumidor e, principalmente, descobrir como sua empresa pode se adaptar para agradar esse perfil e transformá-lo em um cliente fiel da sua loja.

Vamos entender o que está por trás do consumidor 4.0 e o que ele significa para o mercado atual? Continue a leitura e confira!

Quem é o consumidor 4.0?

Nossa sociedade costuma separar a História em eras, como forma de agrupar alguns padrões que foram observados naquele período. Isso se tornou tão comum que até mesmo algumas áreas específicas de conhecimento criam essas periodizações.

Por isso, quando falamos de consumidor 4.0, isso implica toda uma trajetória de diferentes perfis de consumidores. Vamos observar rapidamente as características deles:

  • o consumidor 1.0 surge junto com a publicidade e consome por necessidade; ele se relaciona com a empresa apenas para comprar o que ela oferece e que ele precisa;
  • o consumidor 2.0 está inserido em um contexto de maior competitividade no mercado; ele passou a escolher sua marca sua favorita entre uma gama de opções;
  • o consumidor 3.0 queria, ao comprar algo, ter uma sensação de pertencer a um grupo; o consumo se tornou mais atrelado à identidade e o cliente se mostrou mais exigente.

Com isso, chegamos ao consumidor 4.0, que tem como principal característica sua inserção nos meios digitais e seu desejo de estar no centro de uma experiência diferenciada de compra.

Pense bem no nosso contexto tecnológico. A indústria foi completamente afetada por ele, com a transformação digital, a inteligência artificial e o Big Data. A sociedade também está imersa em um mundo conectado, de mudanças voláteis e acesso quase ilimitado à informação.

Essas transformações afetam a personalidade do consumidor atual. Ele se mostra:

  • mais ativo no processo de compra (para decidir ou desistir);
  • mais exigente com o que é oferecido, já que conhece outras opções;
  • desejoso por instantaneidade, afinal, as redes sociais são centradas nisso;
  • busca ser ouvido pelas marcas, por quais canais sejam necessários.

Acima de tudo, podemos falar que o consumidor 4.0 quer vivenciar uma experiência com a marca. Ele não quer ser recompensado apenas por um produto de qualidade, mas busca criar uma conexão significativa com a empresa. É a ideia de uma lovemark, do autor Kevin Roberts, de marcas atreladas a relações emocionais.

Como empresas podem agradar esse perfil?

Você com certeza percebeu que a emergência do consumidor 4.0. muda a forma de fazer negócio e de fazer marketing. Entenda a seguir o que sua empresa pode fazer para se adaptar e cativar esse perfil.

Ouça o que o consumidor tem a dizer

A internet deu voz aos consumidores e, para usar isso a seu favor, basta parar para ouvir o que eles têm a dizer. É preciso ter atenção às menções à sua marca em redes sociais e plataformas de avaliação.

Uma coisa é certa: as pessoas podem falar de sua empresa quer você queira ou não, quer você veja ou não. O melhor é mostrar que seu negócio está disposto a levar em consideração a opinião do público e criar um relacionamento saudável e afetivo com ele.

Para isso, é necessário oferecer um atendimento personalizado, que use uma linguagem natural e próxima ao público-alvo. Adote um tom leve para sua marca e se mostre acessível a dúvidas e sugestões.

Aposte em inovação

Sabe a sensação de que já se viu de tudo? Isso é muito comum na sociedade atual, já que temos acesso a tanta informação de todas as partes do mundo.

Desmistificar isso e surpreender o consumidor 4.0 com inovações é algo que realmente pode alavancar seu negócio e fazer com que ele saia na frente da concorrência. Para conseguir inovar, é fundamental conhecer a fundo o seu público e descobrir quais soluções diferenciados podem transformar a rotina deles.

Além disso, é possível inovar também de outras maneiras, trazendo novos conceitos ou até mesmo ressignificando antigas práticas. O importante é criar tendências de mercado que proporcionem visibilidade em meio a tantas opções que estão à disposição do público.

Ofereça uma ótima experiência

Como já falamos, a busca por experiência é um dos pilares que norteiam o consumidor 4.0. Criar experiências positivas de consumo vai muito além de elaborar um design de e-commerce que seja atrativo e intuitivo.

É preciso gerar diferentes sensações no público desde o momento de atração até o de pós-venda. É um processo que pode incluir a cultura da marca, a abordagem em redes sociais, o branding digital, os produtos vendidos, o modelo de envio e o serviço de atendimento ao cliente.

Produza conteúdo relevante

Mais uma dica para fisgar o consumidor 4.0: dê a ele conteúdo relevante e que não seja apenas uma tentativa de vender seus produtos. O sucesso do marketing de conteúdo mostra que é preciso abordar o público de forma diferenciada e fazer marketing de maneira inteligente.

Busque entender as dores do seu público-alvo e ofereça ajuda em forma de conteúdos que agreguem valor e construam uma boa reputação para sua marca. Com certeza ele se lembrará da sua empresa no momento que estiver pronto para se tornar um cliente.

Quais são as consequências de não se adaptar?

Você pode até pensar que se adaptar ao novo perfil de consumidores é uma alternativa, mas a verdade é que essa transformação na estratégia das empresas tem se tornado obrigatória para o crescimento.

Em meio a um mercado tão volátil e competitivo, é preciso buscar constantemente a adoção de um posicionamento alinhado com o que o público deseja e espera.

Não surfar essa onda pode acabar levando à estagnação do seu negócio. Por outro lado, investir em entender as características e desejos do consumidor 4.0 pode tornar sua marca uma referência de mercado e um sucesso de vendas.

Que tal mais algumas dicas de relacionamento com o cliente? Separamos outro artigo incrível do nosso blog para você. Leia e entenda como aumentar a fidelização de clientes no seu e-commerce.

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