O que saber sobre o e-commerce no Brasil? Veja aqui!

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O comércio eletrônico permitiu que muitas empresas expandissem os negócios e oferecessem melhores oportunidades de compra aos consumidores que optam pela praticidade de adquirir um determinado item em uma loja online. Ao saber de tal facilidade, alguns empresários procuram entender como está o panorama do e-commerce no Brasil e quais benefícios ele traz.

Esse tipo de serviço ficou disponível no começo deste milênio e até hoje tem mostrado uma expansão surpreendente. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, o mercado de e-commerce superou a expectativa projetada por determinados analistas de dados e apresentou um crescimento de 16,3% no nosso país. É uma realidade que todos os donos de negócio devem ficar atentos.

Nos tópicos abaixo você terá acesso a mais informações sobre o assunto, ficará por dentro das principais tendências desse mercado e verá de que maneira é possível superar os desafios de aprimoramento e transformação digital. Continue conosco até o final do artigo e tenha uma boa leitura!

A realidade do e-commerce no Brasil

Muitos empresários devem achar que só é possível ter um e-commerce no Brasil se a empresa for de grande porte ou uma multinacional. No entanto, isso é um equívoco. Hoje em dia pequenos negócios apostam na criação de uma loja virtual e contam com o apoio das redes sociais para expandir e aumentar o número de pedidos.

Devido aos grandes avanços tecnológicos, o consumidor mudou a maneira de buscar informações e realizar compras. Atualmente, ele prefere resolver tudo pelo celular por conta da facilidade que os dispositivos móveis trazem. Tal realidade resultou em uma maior aproximação dos clientes com as marcas e em um maior aprimoramento no atendimento e nos serviços prestados.

O caminho que possibilita a fidelização fica mais fácil de ser alcançado com a rápida resolução de problemas dada aos usuários, a empatia demonstrada pela dor do cliente e o uso da tecnologia com a intenção de oferecer agilidade e resolver questionamentos do consumidor. Logo, investir no comércio eletrônico não está relacionado ao tamanho do seu negócio, mas sim à sobrevivência dele no mercado.

Criar um site de vendas é uma ação que deixou de ser uma escolha. Afinal, os que não se adequam a tal progresso perdem a clientela aos poucos e dão a oportunidade aos concorrentes. Portanto, é necessário fazer tal investimento. Aos que já são donos de um e-commerce, é importante saber as melhores maneiras de mantê-lo atrativo. 

As principais tendências do e-commerce no Brasil

Manter a relevância do seu e-commerce é uma tarefa que requer muita atenção sua e da sua equipe. Tudo depende dos esforços feitos na criação de estratégias que tornarão sua loja virtual cada vez mais atrativa aos olhos do consumidor. Em outras palavras, é necessário apostar na otimização da experiência do cliente dentro do seu site.

Com o constante crescimento dos e-commerces no país, muitos querem encontrar maneiras de conversar com os clientes e fazer com que eles se sintam satisfeitos com a sua marca. Logo, algumas tendências precisam ser implantadas para atingir esse objetivo e atualizar o seu negócio on-line. Conheça alguns exemplos nos tópicos abaixo.

Compras mobile

É importante compreender a importância do smartphone nos dias atuais. A realidade é que ele auxilia tanto as tarefas pessoais, quanto as profissionais da vida de qualquer pessoa. Logo, é interessante que sua empresa analise tal situação e comece a disponibilizar compras mobile em seu e-commerce. Para isso, é preciso pensar e planejar um design responsivo.

Por meio dele, os elementos da sua loja virtual se adaptarão aos diferentes tamanhos das telas dos dispositivos móveis e oferecerão uma navegação mais agradável aos usuários. No entanto, é necessário sempre oferecer um rápido carregamento das páginas para favorecer a experiência do consumidor.

Vídeos

Uma das grandes tendências do e-commerce no Brasil são os vídeos. Com o intuito de fazer a divulgação da marca e dar suporte aos clientes, essa é uma forma de oferecer um conteúdo mais prático e melhorar o engajamento da sua imagem na web. Portanto, encontre alternativas que possibilitem o investimento dessa mídia e aperfeiçoe sua reputação on-line.

Omnichannel

Fica difícil criar o diferencial competitivo do seu e-commerce sem o investimento em uma estratégia omnichannel. Com o objetivo de estabelecer uma relação entre o on-line e o off-line, os clientes poderão ter uma experiência única ao adquirir os produtos da sua loja com esse tipo de estratégia. É uma forma eficiente de melhorar o posicionamento da sua marca.

Os desafios do e-commerce no Brasil

Apesar de ser necessário fazer uma análise para escolher as tendências que ajudarão o seu negócio a evoluir, alguns desafios, muito recorrentes no segmento de e-commerce no Brasil, precisam ser resolvidos antes da tomada de decisão. Conheça alguns deles nos tópicos abaixo.

Melhora de logística

Uma das questões que mais gera clientes insatisfeitos e que também provoca o abandono de carrinhos é a falta de uma boa logística no e-commerce. A fim de superar esse desafio, a equipe responsável deve rever a gestão de estoque, reestruturar o fluxo de processos e a política de trocas e devoluções no intuito de otimizar as entregas e os resultados.

Aumento dos chatbots

Dúvidas, problemas e demais questões ligadas ao suporte são situações recorrentes na relação entre cliente e empresa. Apesar de todo negócio estar sujeito a elas, é interessante investir em uma forma de trazer agilidade ao atendimento para que o consumidor não se frustre em tais momentos. Portanto, invista nos chatbots e aposte nos benefícios que a automação de processos traz.

Desenvolvimento de aplicativo próprio

Apesar de muitos saberem da realidade mobile e dos benefícios da estratégia omnichannel, poucos são os que apostam na criação do seu próprio aplicativo e esse é um dos desafios enfrentados no e-commerce no Brasil. Logo, leve em consideração que por meio de um app você pode ter acesso a métricas interessantes que tanto o aproximará dos clientes, quanto melhorarão suas oportunidades de vendas.

Ao longo deste artigo, você conheceu o panorama do e-commerce no Brasil e pôde perceber quais as oportunidades e desafios que esse tipo de serviço oferece nos dias de hoje. Portanto, procure se manter atualizado a fim de encontrar as ferramentas adequadas para o seu crescimento.

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