E-commerce ou marketplace? Qual a melhor plataforma para meu negócio

4 minutos para ler

A internet tornou-se bem mais que um canal de comunicação entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Hoje em dia, ela é um meio através do qual muitos negócios são divulgados e tem seus produtos vendidos com facilidade. No entanto, fica a dúvida: é melhor apostar no e-commerce ou marketplace?

Essas duas plataformas têm dividido opiniões e cada uma traz características que poderão ajudar uma empresa a crescer o número de vendas ou trazer uma experiência diferente aos consumidores da sua loja. Logo, é necessário escolher aquela que colaborará para a construção do seu diferencial competitivo.

Nos tópicos abaixo, mostraremos os conceitos e as principais vantagens e desvantagens deles. Está disposto a ampliar seu conhecimento sobre esse tema? Então, continue aqui conosco e tenha uma boa leitura!

As principais características do marketplace

Popularizado no Brasil em 2012, o marketplace trouxe aos usuários da internet uma opção mais rápida e prática de encontrar e comprar aquele item que ajudará a suprir suas necessidades. Esse modelo de negócio é basicamente um shopping center, onde cada produto de uma empresa é tido como uma vitrine à disposição de quem pesquisa algo de um determinado segmento. 

As vantagens e desvantagens do marketplace

Além de deixar sua mercadoria exposta no site de uma marca já bastante popular no mercado, os marketplaces são ambientes que contam com um ótimo número de visitas diárias. Tal vantagem fará que mais pessoas conheçam seus produtos, e isso aumentará as oportunidades de realizar vendas

No entanto, é bom lembrar que essas plataformas têm regras bem claras, as quais não podem ser violadas, o que impossibilita a implantação de estratégias que ajudem a diferenciar sua empresa das concorrentes que aparecem na mesma pesquisa de um usuário.

O foco é sempre mostrar a quantidade de itens relacionados àquele segmento. Sem falar do custo em expor cada produto, que poderá comprometer boa parte do orçamento disponível a esse setor. Logo, são pontos que deixam um proprietário em dúvida quanto ao e-commerce ou marketplace.

Os benefícios do e-commerce

Diante dessa dúvida que divide o investidor entre e-commerce ou marketplace, é interessante conhecer a quantidade de benefícios que um e-commerce traz e o porquê de ser considerada a melhor plataforma para aplicar estratégias de vendas. Confira quais são eles nos tópicos abaixo!

Contato com o cliente

Um e-commerce permite que uma empresa tenha contato direto com um público. Isso possibilita a criação de estratégias que ajudem a melhorar o ticket médio da loja e que façam com que eles se tornem clientes fiéis.

Formas de pagamento

Além da vantagem de oferecer melhores formas de pagamento ao cliente, seja via boleto, seja dividindo no cartão de crédito, sua equipe pode fazer campanhas com promoções e descontos com itens que normalmente eles esquecem no carrinho ou outra tática que ajude a realizar uma melhor gestão do seu estoque.

Informações do produto

Enquanto o marketplace é muito limitado, o e-commerce tem o benefício de você expor as informações do seu produto de maneira mais atrativa e que desperte o interesse do consumidor. Isso também incentiva a produção de conteúdo que sua equipe pode fazer no intuito de oferecer materiais relevantes para que o usuário crie apreço pela sua marca.

Durante a leitura deste artigo, relacionado à escolha entre e-commerce ou marketplace, você percebeu que apostar em uma loja virtual dá maior liberdade na implantação das suas estratégias e facilita sua conquista por um diferencial no mercado. Portanto, invista naquele que melhorará suas vendas e o relacionamento com os clientes.

Ficou com alguma dúvida? Então, não se esqueça de deixar seu comentário, e assim que possível solucionaremos seu questionamento. Agradecemos por sua visita e até breve!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário