Aprenda a usar e-mail marketing para aumentar as vendas do e-commerce

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O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação bastante poderosa. Mesmo com a popularidade das redes sociais, mídias programáticas e outros meios, ele permanece como um recurso fundamental para os e-commerces aumentarem as vendas. Como qualquer outra ferramenta, o e-mail marketing exige uma boa estratégia por trás dele para gerar resultados de qualidade. 

Você sabe como usar esse recurso? A seguir, veja como apostar no e-mail marketing no e-commerce com o intuito de aumentar as vendas do e-commerce. Aproveite a leitura!

Crie segmentações estratégicas

Uma das principais formas do e-mail marketing como ferramenta para aumentar as vendas é a segmentação. Isso significa dividir a sua lista de contatos baseando-se em critérios estratégicos para disparar e-mails, que façam alusão a essas características.

É o caso, por exemplo, de enviar uma promoção especial de eletrônicos para aqueles clientes que compram muitos produtos dessa categoria. A segmentação também pode ser baseada em localização, idade e qualquer outra característica que você tenha registrada.

Ofereça conteúdo relevante

Para que as pessoas tenham interesse em abrir o seu e-mail marketing e interagir com ele, você precisa entregar conteúdo relevante. Isso não é um conceito subjetivo, já que depende do quanto você sabe a respeito das motivações e necessidades dos seus destinatários.

Por exemplo, ao entender que o seu público tem interesse em ganhar descontos, o envio de cupons promocionais é uma forma de oferecer conteúdo relevante. Afinal, você leva em consideração o que é importante para a sua audiência e manda exatamente o que ela deseja.

Use gatilhos inteligentes

Os seus envios de e-mail marketing podem tornar-se muito mais estratégicos e relevantes se feitos a partir de gatilhos específicos. Não deixe o acaso se tornar o principal motivador dos seus disparos, já que existe outra forma de aumentar as suas vendas com esse recurso.

Você pode obter gatilhos inteligentes a partir das ações do seu público em seu site. Por exemplo, alguém que deixa o carrinho com uma compra e não fecha negócio pode receber um e-mail automático com um lembrete e um cupom de desconto para motivar a venda.

Acerte no assunto

O assunto do seu e-mail marketing é o primeiro elemento que o seu destinatário vê e decisivo para você ter uma boa taxa de abertura. Se o assunto não é estratégico, fica impossível obter bons resultados com a sua comunicação.

Portanto, leve em consideração o quanto você sabe a respeito do seu público-alvo e de quais formas você pode motivá-lo a abrir o seu e-mail com um assunto convincente. Geralmente, é possível chamar a atenção dessas pessoas usando o nome delas (por meio de tokens de personalização), emojis, entre outros.

Monitore os seus resultados

Nem sempre será possível acertar em sua estratégia de primeira. Mesmo seguindo as dicas deste artigo, é fundamental que você reserve um tempo para aprender com os seus resultados. A partir dos seus envios anteriores, é importante enxergar o que deu certo e o que não gerou os retornos esperados.

Observe quais decisões criativas levaram a mais vendas. Baseie-se nesse ponto e busque replicar as escolhas que foram feitas nele para os seus demais esforços. Continue baseando-se nos seus resultados e monitorando seu progresso.

Uma boa estratégia de e-mail marketing é sempre aquela totalmente adaptada às necessidades e características do seu e-commerce. Aproveite as sugestões deste artigo para desenvolver a melhor abordagem para aumentar as suas vendas e seguir em um caminho de aprimoramento constante com as suas decisões.

Continue aprendendo mais sobre como ampliar os seus resultados com as decisões certas. Veja aqui no blog como empregar o customer centric marketing na estratégia de sua empresa.

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