Empresas exponenciais: 4 coisas que você precisa saber!

4 minutos para ler

Em busca de informações que possibilitem melhorias significativas dentro de um negócio, profissionais de diversos segmentos se dão conta dos grandes benefícios que os avanços tecnológicos trouxeram para o ambiente corporativo. Foi essa evolução que possibilitou o surgimento das empresas exponenciais.

Criado na Singularity University e propagado pelo livro “Organizações Exponenciais” de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest, esse termo trouxe ao mercado um novo modelo de negócio que permitiu o crescimento acelerado de determinados estabelecimentos que seguem tal propósito.

Ao longo dos tópicos a seguir, você entenderá um pouco mais sobre esse tipo de empresa, as vantagens e de que maneira é possível tirar proveito dessa realidade. Continue a leitura! 

As características das empresas exponenciais

Quem tem um e-commerce já sabe que a tecnologia trouxe muitas simplificações de processos internos e uma melhor maneira de manter um relacionamento com os clientes. No entanto, certos profissionais ainda pensam de forma linear com uma gestão baseada em um modelo hierárquico.

A principal característica das empresas exponenciais é reinventar esse tipo de visão. Afinal, com o crescimento exponencial, é possível lidar com um número reduzido de colaboradores dentro de um negócio a fim de oferecer serviços e produtos que atendam a uma grande quantidade de pessoas.

As principais considerações sobre essas empresas

As finalidades apresentadas no tópico anterior só serão concretizadas com maior facilidade por meio da prática de quatro pilares que foram apresentados no livro dos membros da Singularity University, que fala muito desse modelo de negócio. Confira abaixo!

1. Digitalização

A transformação digital permitiu que os serviços destinados ao público final e os processos dentro da empresa sofressem modificações significativas para uma otimização de resultados. Tal fato modificou o ritmo de trabalho e facilitou o processo de fidelização de clientes.

2. Disrupção

Lembra que falamos de uma forma linear de gestão? O que mais diferencia empresas exponenciais das tradicionais é a disruptura de processos manuais que tomavam boa parte do tempo do colaborador e que sempre estavam suscetíveis a erros.

Uma vez que a marca usa a tecnologia para uma determinada finalidade, ela não a descarta após o resultado alcançado. Ao contrário, ela se manterá dentro do ambiente corporativo e será melhorada a fim de atender aos propósitos de crescimento da empresa, que devem ser pensados no intuito de atingir uma grande massa e causar benefícios em grandes escalas.

3. Desmonetização

Com a transformação digital e a disruptura de um crescimento linear, as empresas exponenciais oferecem um custo mais atrativo dos produtos e serviços para os clientes, uma vez que já conquistaram um grande número de consumidores. Isso causa um aumento no número de interessados na marca, devido à boa reputação on-line conquistada e ao diferencial de mercado apresentado.

4. Democratização

Esse pilar ajuda o seu negócio a se tornar acessível a todos, uma vez que ele já conta com clientes promotores que ajudam na divulgação e no engajamento da sua marca. Claro que as estratégias do martech também ajudam a concretizar tal finalidade, mas é muito importante ter foco nas necessidades e anseios do seu público para sempre mantê-los satisfeitos e fiéis.

As vantagens desse tipo de empresa

As empresas exponenciais lidam muito com a autonomia das pessoas que fazem parte da equipe. Afinal, é preciso que exista uma confiança mútua para que os objetivos sejam alcançados com foco na inovação e na melhoria contínua em todos os aspectos. 

Automatização de processos, melhora da experiência do usuário com o algoritmo, ativos alavancados e contratação de serviços de acordo com uma determinada demanda são algumas das vantagens que esse modelo traz. O Propósito Transformador Massivo faz com que as metas que podem soar exageradas possam ser alcançadas em pouco tempo, apresentando resultados surpreendentes.

Durante a leitura deste artigo, você percebeu que as empresas exponenciais têm um modelo de gestão muito atualizado e que podem inspirar o seu negócio a alcançar melhores resultados, certo? Portanto, comece a tirar proveito do que elas ensinam e mantenha o seu diferencial competitivo no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Fique em contato com mais assuntos iguais a esse assinando nossa newsletter. Temos informes periódicos que agregarão muito valor ao seu conhecimento!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário