Estratégia de vendas online: 10 opções para otimizar os resultados

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Está em busca de resultados melhores para seu e-commerce? Isso exige um olhar voltado à criação e condução de uma boa estratégia de vendas online.

O segmento de lojas virtuais é altamente concorrido, exigindo uma postura totalmente voltada à geração de resultados efetivos da sua parte. Além disso, é preciso considerar as particularidades do seu e-commerce e do segmento em que ele está inserido.

Felizmente, existem diversas ferramentas ao seu alcance para potencializar seu sucesso em vendas. O uso adequado desses recursos permitirá atingir o público certo para seu negócio e aproveitar resultados cada vez superiores.

Confira a seguir 10 opções para otimizar os resultados da sua estratégia de vendas online.

1. E-mail marketing

O e-mail é um recurso de comunicação bastante poderoso que pode ajudar você a alcançar resultados cada vez melhores com sua estratégia de vendas online. Basta saber como usar esse meio a seu favor.

O primeiro passo envolve utilizar uma lista de contatos que realmente tenha interesse em seu conteúdo. Envie comunicações segmentadas ao seu público, com ofertas pensadas para o perfil dele. Além disso, não deixe de acompanhar seus resultados para aprender com suas campanhas anteriores.

2. Reviews de clientes

Exibir avaliações de outros clientes é algo fundamental para conquistar a confiança de potenciais novos compradores. É comum que as pessoas queiram saber como foi a experiência de outros consumidores antes de tomarem uma decisão. Portanto, certifique-se de reservar uma parte do seu espaço para esse fim.

Como parte de uma boa estratégia de vendas, você também precisa incentivar seus clientes a deixarem avaliações em sua loja. Experimente programar o disparo de um e-mail automático alguns dias após receberem o produto que compraram.

3. Parcerias com influenciadores

Muito do marketing digital moderno está sendo movimentado pelos influenciadores. São personalidades que comandam verdadeiras legiões de fãs em vários segmentos, alguns deles altamente específicos. Ou seja, representam oportunidades valiosas para você alcançar o público certo para sua loja virtual.

Experimente associar sua estratégia de vendas online a um ou mais influenciadores digitais que tenham identificação com sua marca. Lembre-se de pesquisar pelos perfis certos e tenha atenção especial ao tipo de conteúdo que produzem, em vez de apenas se basear em audiência bruta.

4. Remarketing

O remarketing é um grande aliado da mídia online, já que permite destravar possibilidades bastante atrativas de um canal que já era eficaz antes dele. Basicamente, consiste em impactar uma mesma pessoa em múltiplos canais baseando-se nas ações dela.

Por exemplo, se alguém visita determinada seção da sua loja virtual e, logo em seguida, acessa o Facebook, você pode exibir anúncios personalizados daquela área para essa pessoa. As chances de conversão aumentam bastante, já que se trata de algo direcionado.

5. Descrições de produtos

Por se tratar de uma compra feita de forma remota, uma aquisição via e-commerce pode prejudicar a confiança dos seus clientes em potencial. Afinal, ninguém quer tomar uma decisão errada sem ter total certeza de aquele ser realmente o item que estão procurando.

Uma das melhores formas de zerar completamente essas chances de dúvidas em sua loja virtual é investir mais tempo e atenção nas suas descrições. Coloque-se sempre no lugar do seu público e pense em quais são as informações mais importantes de que ele necessita.

6. SEO

Pensar em uma boa estratégia de vendas também envolve garantir que as páginas do seu e-commerce estejam bem otimizadas para sites de buscas como o Google. É possível receber um volume considerável de clientes e vendas a partir desse canal.

Para isso, você precisa de uma abordagem voltada a SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas). Certifique-se de trabalhar com uma plataforma de e-commerce que seja otimizada, além de utilizar palavras-chave estratégicas em suas páginas para atrair as pesquisas certas.

7. Atendimento de qualidade

Seja ela virtual, seja física, uma loja não consegue incentivar potenciais clientes a fazerem compras sem um atendimento de qualidade. É preciso lembrar que antes, durante e depois de fechar negócio, as pessoas esperam receber total atenção para suas questões.

Para isso, confira de perto como anda a qualidade do seu atendimento. Busque por eventuais barreiras que estejam impedindo seus clientes de alcançarem seus objetivos e empodere sua equipe para tornar isso possível.

8. Experiência de compra superior

Uma das melhores formas de contribuir para mais vendas em sua loja virtual é garantir que sua experiência de compra seja de alta qualidade. Isso requer um entendimento aprofundado sobre o comportamento do seu cliente e o que ele valoriza nesse momento.

Por exemplo, vale a pena diminuir o número de etapas do seu processo de compra para que seus clientes consigam fechar negócio mais rapidamente. Você também pode incluir novas facilidades nos métodos de pagamento para atender mais pessoas.

9. Recursos multimídia

Quais elementos multimídia você costuma usar em suas páginas de produto? Você pode aumentar consideravelmente o interesse do seu público em uma compra se utilizar um bom número de fotos e até vídeos nesses espaços.

Além de permitirem que os potenciais clientes saiba mais sobre os produtos, recursos multimídia também ajudam a chamar mais a atenção de quem visita seu e-commerce. A estratégia de vendas da sua loja pode se beneficiar muito a partir da produção de conteúdo voltado a esse fim.

10. Fidelização de clientes

Para que sua loja virtual seja sempre capaz de gerar vendas de forma contínua, você deve dedicar atenção não só a novos compradores como também aos que já compraram alguma vez em seu e-commerce. A fidelização de clientes deve estar entre os itens mais altos da sua lista de prioridades.

Você pode oferecer cupons de desconto para reativar clientes antigos ou até mesmo criar um clube de fidelidade com foco em oferecer algum prêmio depois de determinado número de compras. Leve em consideração o perfil desses clientes que você deseja fidelizar e planeje as ações certas para atendê-lo.

Uma boa estratégia de vendas online é sempre capaz de trazer bons resultados porque é completamente adaptada às características da sua loja e do seu público. Baseie-se nas ideias deste artigo para elaborar as ações certas para impactar seus clientes de forma mais efetiva e, assim, ampliar seus resultados em compras.

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