Saiba como usar estrategicamente o feedback pós-venda no seu e-commerce

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O user experience é um conceito muito usado atualmente que abriga diversas técnicas e aspectos que contribuem para a excelência do contato dos usuários com seu site. É uma atividade que precisa da atenção dos responsáveis por tal ação, pois ele revela opiniões que serão bastante construtivas no fortalecimento da sua marca, do mesmo modo que o feedback pós-venda.

Filtrar tais informações e saber usá-las de maneira estratégica ajuda a fortalecer a presença digital do seu e-commerce e traz um diferencial competitivo no seu segmento que tornará seu negócio online bem mais atraente. Afinal, o relacionamento e o atendimento de qualidade são coisas que sua empresa nunca deve deixar de lado.

Quer entender como é possível trabalhar com esses feedbacks? Então continue conosco e veja nos tópicos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

A importância do feedback pós-venda

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais exigentes no que diz respeito aos ambientes virtuais que chamam a atenção deles na internet e ao processo de compras realizados em e-commerces. Manter um cliente é uma tarefa que requer muitos esforços, entretanto, é necessário entender as opiniões que eles podem registrar por meio do feedback pós-venda.

A satisfação dos clientes é algo que pode ser medido e o seu resultado ajuda a facilitar o método de retenção . Apesar de os empreendimentos dependerem da existência de novas pessoas comprando seus produtos e adquirindo os serviços da sua loja, é essencial manter contato com os que já conhecem e aprovam os itens do seu e-commerce.

Por isso, não deixe de atenção a essa atividade. Ela permite criar ações de marketing para oferecer promoções e descontos que melhoram a gestão de estoque e dão a oportunidade de melhorar o seu atendimento. Fique atento às considerações dos clientes, com foco na construção de um relacionamento duradouro entre consumidor e empresa.

As principais dicas para usá-lo no seu e-commerce

Permitir que o cliente expresse sua opinião ajudará sua empresa a otimizar seus serviços e focar nas estratégias que mantêm a boa imagem da sua marca na internet. No entanto, é preciso saber como conquistar tais opiniões e qual o melhor jeito de trabalhar com elas. Por isso, veja abaixo algumas dicas que ajudarão a alcançar esse objetivo.

Classifique os tipos de feedback

Os feedbacks são dados com foco em diversas finalidades, desde a atitude voluntária de um cliente em querer demonstrar o quanto outras pessoas podem se beneficiar com o seu e-commerce até reclamações que, se não resolvidas de maneira ágil, poderão colaborar na construção da má reputação da sua marca. Por isso, é preciso classificar e saber lidar com elas.

Algumas insatisfações são relacionadas a questões de suporte, problemas de logística ou má explicação do uso de um item que estava disponível na sua loja virtual. É necessário treinar cada colaborador responsável para solucionar essas situações, sempre considerando o perfil daquele consumidor e usando uma linguagem que demonstre empatia e passe confiança a ele.

Diversifique os meios de obtenção de feedback

O feedback pós-venda poderá ser obtido pelo canal em que o cliente se sinta mais à vontade para compartilhá-lo. Afinal, as pessoas têm jeitos diferentes de expressar suas opiniões e é essencial que sua empresa esteja preparada para encarar cada um delas com sabedoria e com uma postura profissional que deixe intacta a credibilidade já conquistada.

Por isso, sempre dê a opção para deixar feedbacks no seu e-commerce, nos ambientes online e redes sociais em que sua marca tem um domínio, fóruns, e-mail, chats e sites especializados em receber reclamações de empresas diversas. É interessante investir no monitoramento do nome da sua loja virtual no intuito de colher todas as informações relacionadas ao seu empreendimento.

Melhore seu catálogo com base no feedback dos clientes

Com o feedback pós-venda é possível saber quais produtos poderiam estar disponíveis no seu e-commerce. Essa ação faz com que você conheça um pouco mais das necessidades dos seus clientes e permite que ele encontre o que procura e continue a fazer compras na sua loja virtual.

É também uma forma de se atualizar e ficar por dentro das novidades e lançamentos no seu segmento. Afinal, toda empresa precisa se manter atualizada e investir no fornecimento de mercadorias que atenderão aos anseios do seu público.

Use as ações de melhoria como estratégia de divulgação

Ações de melhoria contínua poderão ser implantadas por meio do trabalho com o feedback pós-venda, pois com ele é possível absorver aquilo que está impedindo sua empresa de crescer ou qual ação precisa ser mantida a fim de continuar gerando retenção no seu e-commerce. É importante trabalhar com tais descobertas para maximizar e divulgar sua imagem na web.

Agregar valor a cada ação promovida deve ser uma premissa em suas campanhas. Afinal, é preciso manter uma boa percepção da sua marca na mente do consumidor, porque desse modo ele se sentirá prestigiado e poderá indicar sua loja virtual a outras pessoas que fazem parte do círculo social dele.

Conte com o auxílio da tecnologia

Os avanços tecnológicos modificaram a forma de fazer compras e administrar um negócio online. Usar os recursos que ele oferece permite uma melhor gestão do feedback pós-venda e um foco no marketing de relacionamento que ajuda a fidelizar os leads de uma maneira sutil. Logo, não deixe de considerar a tecnologia na hora de trabalhar com tais informações.

Como você notou, ao longo deste artigo, o feedback pós-venda é algo que precisa fazer parte da sua rotina de trabalho. Se você não sabe de que maneira é possível usa-lo com eficiência, invista em uma plataforma que oferece um ótimo serviço de otimização dos seus resultados.

A Opiniões Verificadas é uma empresa que coleta, faz a moderação e divulga o feedback de clientes. Entre em contato conosco, por meio de nosso site, para saber como podemos a ajudar a cuidar da reputação do seu e-commerce. Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar você a encontrar um caminho para aumentar a satisfação dos seus clientes!

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