7 dicas para aumentar a fidelização de clientes no e-commerce

6 minutos para ler

A fidelização de clientes é uma tarefa que muitas empresas interessadas em manter sua relevância no mercado deveriam executar.

Afinal, obter a confiança de alguém não é uma conquista fácil nos dias de hoje, em razão da grande concorrência que cada segmento apresenta e do alto número de marcas que costumam apresentar as mesmas estratégias de atração.

Encontrar maneiras de retenção é um desafio que deve ser feito de modo gradativo, com a ajuda de boas práticas que certificarão a concretização do seu objetivo. No entanto, é preciso conhecer um pouco mais sobre a importância deste assunto para que nenhuma dúvida permaneça diante de tal finalidade.

Confira as principais informações em relação ao tema nos tópicos abaixo e algumas dicas que irão garantir a eficiência de suas ações com o intuito de fidelizar seus consumidores . Continue conosco e tenha uma boa leitura! 

Principais benefícios da fidelização de clientes

Se você é da área de marketing ou vendas, com certeza saberá que conquistar um novo cliente é uma atividade que apresenta um custo mais alto que o apresentado para manter quem já foi cativado.

Sem dúvida, é muito importante que sua empresa procure atingir outras pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas a fidelização de clientes poderá trazer benefícios bastante surpreendentes. Confira alguns deles nos tópicos a seguir!

Fortalece o relacionamento

Todo consumidor tem o desejo de ser bem compreendido e ter seu problema solucionado da melhor maneira possível. O processo de fidelização de clientes faz com que sua marca fique mais próxima do seu público e comece a entender o comportamento e as principais características daquelas pessoas com o intuito de agir como facilitadora na vida delas.

Deste modo, um relacionamento duradouro vai sendo criado e o cliente começa a desenvolver o sentimento de fidelidade dentro dele. No entanto, isso só poderá acontecer com a determinação de uma comunicação clara e eficiente que ofereça atendimento de qualidade e desperte nele certa paixão pelos seus serviços.

Engaja sua presença digital

Um cliente satisfeito, que tem seu problema resolvido, costuma indicar a empresa em questão para seus principais amigos, pessoas do seu ciclo social e também em sites especializados ao avaliar marcas de diversos segmentos. Isso pode ser feito tanto por meio do método avaliativo com estrelas até via compartilhamento de um depoimento em determinada página. 

A fidelização de clientes faz com que seu e-commerce tenha boas indicações, e essas ações agregam muito valor a sua marca. É importante que seu negócio online construa uma forte presença digital, com a finalidade de passar credibilidade e confiança àqueles usuários que estão tendo contato com você pela primeira vez.

Mantém uma frequência de compras

A fidelização de clientes permite que tais pessoas mantenham uma frequência de compras, pois elas já conhecem a eficiência dos seus serviços e sabem o quão benéficos são os produtos do seu e-commerce.

Isso ajuda a melhorar a gestão do estoque da sua loja e, aliado ao marketing de relacionamento, é possível criar estratégias de vendas que melhoram o ticket médio.

Principais dicas para fidelizar clientes no e-commerce

Não basta apenas ter um e-commerce, uma loja virtual precisa da implementação de muitas ações estratégicas para que a fidelização de clientes aconteça de forma correta. Quer saber quais são elas? Veja 6 exemplos nos tópicos a seguir. 

1. Foque no bom atendimento

Um atendimento de qualidade é um serviço que encanta o usuário logo no primeiro contato. Quanto mais profissional for sua postura, melhores serão as oportunidades de retenção. Com a fidelização de clientes este contato pode ser personalizado, focando na importância que aquela pessoa têm para seu negócio e agindo como um verdadeiro parceiro na vida deles.

2. Crie uma experiência única

É necessário que todos os clientes tenham uma boa experiência dentro do seu e-commerce. Por isso, procure apostar na comunicação visual e estabelecer o design responsivo no site para fazer com que eles se sintam à vontade e permaneçam mais tempo nele, com o intuito de melhorar seu tráfego.

3. Adote um programa de recompensas

Esta é uma tática de fidelização de clientes que já é muito usada e estimula seus consumidores a comprar mais. Logo, não deixe de criar seu programa de recompensas e também campanhas focadas em descontos e outros tipos de promoções.

4. Ofereça brindes

Um brinde personalizado é a ligação que sua empresa estabelece com sua clientela. Quem é que não gosta de ser presenteado? Ainda mais com algo que será útil em sua rotina. Os brindes são grandes estratégias de fidelização de clientes e devem ser escolhidos conforme o perfil do seu público, pois assim o processo de criação de uma boa percepção da marca é facilitado.

5. Amplie os canais de comunicação

É muito importante se manter ativo nos canais de comunicação e responder rápido a qualquer mensagem enviada pelas pessoas que consomem seus produtos, principalmente via redes sociais. Hoje em dia, essas mídias recebem grandes acessos e a maioria dos usuários tem interesse em resolver suas pendências sem sair de casa. Por isso, não deixe de ampliar as opções para contato com eles.

6. Surpreenda ao entregar os produtos

É interessante ter uma ótima logística para poder surpreender a clientela com as entregas que serão feitas. Afinal, por mais que seu e-commerce seja atrativo, é necessário encantar os clientes de diversas formas. Logo, não deixe de fazer uma boa gestão do tempo e um treinamento com sua equipe.

7. Faça pesquisas de satisfação

É interessante medir o grau de fidelidade dos clientes, pois assim você perceberá com quais pessoas sua marca poderá melhorar o relacionamento. Uma ferramenta que ajuda em tal questão é a pesquisa de satisfação, que pode ser feita online com perguntas objetivas e assertivas no que diz respeito ao sucesso do seu negócio.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, a fidelização de clientes melhora ainda mais seu e-commerce e faz com que sua clientela fique cada vez mais encantada pela imagem da sua marca. Por isso, não deixe de implementar essas dicas para permanecer relevante na vida deles.

Gostou do nosso artigo? Teve alguma dúvida em relação aos tópicos que foram apresentados? Então, deixe de seu comentário que responderemos assim que possível. Agradecemos pela sua visita e até breve!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário