Google Meu Negócio: entenda o que é e como utilizá-lo!

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Se você é proprietário de uma empresa e ainda não usa o Google Meu Negócio para potencializar os seus lucros, precisa reverter essa situação o quanto antes! Afinal, com essa ferramenta, mais pessoas conhecerão aquilo que você oferece e poderão tornar-se suas clientes.

Porém, se ainda tem muitas dúvidas sobre como essa ferramenta funciona, não se preocupe! A seguir, esclarecemos as principais delas para você. Continue a leitura e entenda o que é Google Meu Negócio, como utilizá-lo, além de conhecer as vantagens que ele proporciona.

Afinal, como divulgar o negócio no Google?

O Google Meu Negócio é a melhor ferramenta para quem deseja destacar uma empresa nas buscas da web. Trata-se de um recurso gratuito do Google, que possibilita aos donos de empresas serem encontrados mais facilmente por possíveis clientes na internet. Para se cadastrar no Google Meu Negócio, o processo é simples! É bem provável que você já tenha uma conta no Google, porém, se ainda não tiver, antes de tudo, precisa criá-la. Feito isso, você deve acessar a sua conta e seguir o passo a passo, que mostraremos na sequência.

Acesse o site do Google Meu Negócio

O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar no botão “comece agora”. Feito isso, você será direcionado para uma tela de login. Caso já esteja logado, poderá seguir os próximos passos. Se ainda não estiver, terá que digitar os seus dados de login, que são os mesmos que usa para acessar o Gmail e outros produtos Google.

Adicione o seu negócio

Procure pela aba “adicionar seu negócio” e preencha as informações solicitadas no formulário, como o nome da empresa, o número do telefone e o site. Também é preciso destacar qual é a categoria do seu negócio, como loja de roupas, academia, salão de beleza, e-commerce, entre tantas outras disponíveis.

Nessa página, também há um mapa, no qual você deve localizar onde fica a sede da sua empresa e fazer a marcação. No caso de e-commerce e prestadores de serviço que não têm um escritório fixo, é necessário marcar a opção “entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Feito isso, é só continuar.

Confirme sua empresa

Após isso, você precisa confirmar a sua empresa. Aparecerão os dados que você preencheu anteriormente. É necessário revisar tudo com muita cautela, para que nenhuma informação seja publicada errada. Depois disso, você finaliza o processo e receberá a informação de que um código de verificação será enviado para o endereço cadastrado.

Confirme o local do seu negócio

Para confirmar o local do seu negócio, o Google enviará uma correspondência impressa, pelos correios. Geralmente, ela chega entre 7 e 15 dias após a criação da conta. Na carta, haverá um código, que você precisará digitar e seguir os demais passos, quando acessar a sua conta no Google Meu Negócio.

Acrescente mais informações na sua página

Depois que o local for confirmado, você terá acesso integral à sua página. Você poderá cadastrar um texto com descrição da empresa e fotos, além de receber avaliações de clientes.

Quando as pessoas buscarem por negócios do seu segmento em sua região de atuação, elas terão acesso à sua página. Por isso, quanto mais completas forem as informações, melhor. Se desejar, também disponibilize os endereços de suas redes sociais, o número do contato pelo WhatsApp, entre outros dados relevantes e que possam converter leads em clientes.

Como usar o Google Meu Negócio a favor da empresa?

“Depois de colocar meu negócio no Google, como tirar mais proveito disso?” Esse é um questionamento feito por muitos empresários, e nós temos algumas dicas práticas!

Mantenha-o sempre atualizado

Antes de qualquer coisa, você precisa manter a sua conta no Google Meu Negócio sempre atualizada. É necessário que você se lembre de cadastrar quaisquer mudanças, como número do telefone, site, e-mail etc. Assim, evita que as pessoas tentem entrar em contato com você por um canal que já não existe mais.

Gere interação

Também é necessário gerar interação em sua conta. Lembre os seus clientes de deixarem avaliações e, quando eles fizerem isso, não se esqueça de deixar um comentário agradecendo os elogios ou explicando situações que talvez tenham gerado críticas.

Permita agendamentos

É interessante permitir agendamentos pelo Google Meu Negócio. Essa é uma alternativa muito útil para prestadores de serviços que atendem por hora marcada, como médicos, dentistas, manicures, cabeleireiros etc. Você cria uma agenda, e os clientes podem escolher os horários para serem atendidos.

Quais são as principais vantagens de usar o Google Meu Negócio?

Usar o Google Meu Negócio proporciona diversas vantagens. Veja, a seguir, algumas das principais!

Maior número de clientes atraídos para o seu negócio

A página do seu negócio será mostrada para pessoas que fizerem pesquisas relacionadas a ele. Logo, você terá mais clientes atraídos para o seu site ou estabelecimento físico.

Melhora da reputação da empresa

A reputação da sua empresa também será aumentada. Isso porque os clientes podem deixar avaliações e comentários sobre o negócio na página. De tal maneira, se você prestar um bom atendimento e trabalhar com produtos de qualidade, terá sempre opiniões positivas sobre o negócio.

Acompanhamento de estatísticas de acesso

O Google Meu Negócio possibilita que você acompanhe estatísticas de acesso da sua página. Você poderá saber, por exemplo, quantos acessos a ficha teve por dia e comparar com o site. De tal modo, poderá tomar conhecimento, em média, de quantas visitas do seu site vieram do Google Meu Negócio. No caso de e-commerces, também é interessante para ter uma média de quantas vendas foram obtidas por esse caminho. Assim, tem-se mais subsídios para estruturar estratégias de marketing eficientes.

Agora você já sabe o que é o Google Meu Negócio, como utilizá-lo e os benefícios que essa ferramenta traz para as empresas. Por isso, não deixe de usar esse recurso tão interessante e que pode fazer com que os seus ganhos disparem de forma considerável.

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