O que é martech? Entenda o conceito e como trabalhar na sua empresa

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Os avanços tecnológicos promovem muitas mudanças em empresas de diversos segmentos. Diante dessa realidade, o setor de marketing procura se reinventar a cada ano com o intuito de implementar tendências e fazer uso do martech, que, em poucas palavras, é a integração positiva entre o setor de marketing e o de TI.

Uma empresa que deseja permanecer relevante na vida dos seus consumidores precisa trabalhar com algumas estratégias que facilitarão a rotina de trabalho da sua equipe e melhorarão o processo de fidelização dos clientes que sua marca já conquistou.

Nos tópicos abaixo você encontrará mais informações sobre esse termo e algumas dicas para maximizar os aspectos positivos dessa união entre setores. Ficou curioso? Então, continue conosco até o final e tenha um bom aprendizado.

O conceito e a importância do martech

O martech é caracterizado pela capacidade da sua empresa saber trabalhar o marketing digital com o apoio de recursos tecnológicos. Ele vai desde o processo de digitalização dos dados dos seus clientes até o uso da realidade aumentada e inteligência artificial nos negócios.

Com ele, é possível melhorar o método de abordagem com o cliente, otimizar o modelo de negócios e entender tão bem a sua clientela a ponto de conhecer o que desejam antes mesmo de eles concretizarem esse desejo.

As principais dicas para trabalhar o martech

Além de aproveitar as informações dos clientes com foco na criação de conteúdos e campanhas focadas no interesse deles, essa união que resulta no martech promove melhores resultados e uma melhor tomada de decisões no seu negócio.

Desse modo, é preciso conhecer quais são as formas possíveis de trabalhar com esse termo. Veja alguns exemplos nos tópicos a seguir.

Automação de e-mail

Com o e-mail é possível fazer o fluxo de nutrição e criar um relacionamento com os usuários que demonstram interesse nos seus produtos e serviços. Automatizar o processo de envio fará com que sua marca personalize o contato e ganhe mais credibilidade.

Desse modo, fica fácil promover a conversão e o compartilhamento de conteúdos para aquelas pessoas que estão realmente interessadas em recebê-los.

Internet das coisas

Essa é uma realidade que não pode ficar de fora do martech, pois atualmente muitos objetos que fazem parte da nossa rotina podem ser conectados à internet, facilitando a obtenção e análise de dados. Logo, é possível estar mais próximo dos seus consumidores, oferecendo um serviço que os encantará e agregará valor à sua marca.

Atendimento

Os chatbots são outra maneira de otimizar o seu relacionamento com o cliente e oferecer um contato mais personalizado. A inteligência artificial pode fazer com que dúvidas frequentes sejam solucionadas rapidamente com um atendimento ágil.

Gestão de vendas

É muito importante ter uma boa gestão das campanhas que são feitas com o foco no aumento de vendas. Com o martech você dominará métricas essenciais na eficiência da sua estratégia e o trabalho com indicadores a serem considerados nas próximas ações que serão realizadas.

Como você percebeu neste artigo, o martech apresenta várias opções para promover melhorias no seu negócio. Portanto, escolha aquelas ferramentas que tenham mais a ver com as particularidades e objetivos do seu negócio e com o tipo de relacionamento com o seu público.

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