O que é SEO e como ajuda na difusão e encontro da marca online?

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Graças à internet, muitas empresas tiveram a oportunidade de conquistar um espaço no mercado e atrair clientes no ambiente online. Por conta das facilidades adquiridas ao longo dos avanços tecnológicos, o comércio virtual se formou, deu início à venda e à compra de mercadorias em site e despertou o questionamento: o que é SEO?

Esse termo é muito usado no marketing digital e tem ajudado diversas marcas a alcançar uma boa reputação nos ambientes digitais. O investimento nessas técnicas possibilita a continuidade do seu negócio e ajudará a formar o diferencial competitivo necessário para que sua imagem permaneça forte diante da concorrência. Quer saber mais sobre esta incrível técnica? Então continue aqui conosco! 

O que é SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é constituído por várias técnicas que possibilitam a otimização de páginas online para que elas conquistem um lugar privilegiado nos motores de busca. O Google se tornou uma grande referência de site focado nesta finalidade e hoje em dia é muito habitual que as pessoas façam diversos tipos de pesquisas nele.

O consumidor atual já está acostumado a fazer pesquisas na web, seja à procura de um produto ou do significado de um determinado termo. Por exemplo, se você digitar “o que é SEO” no buscador, ele listará diversas páginas que trazem informações a respeito do assunto. Logo, essa é uma ótima ferramenta que colabora na divulgação e na autoridade da empresa.

As particularidades dessa estratégia

Se você é dono de um negócio, já deve saber que o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas, de vários tamanhos e segmentos, procuram explorar estratégias que as destaquem nesse cenário e colaborem na atração ou fidelização de clientes. Portanto, é necessário entender o que é SEO e as principais vantagens de seu uso.

Esse conjunto de táticas não só colabora no aumento das vendas no seu e-commerce, como é imprescindível para a marca que investe em produção conteúdo. Por meio dela, é possível desenvolver um funil de vendas, uma importante estratégia que melhora a abordagem e o compartilhamento de promoções a usuários que demonstram interesse pela sua loja.

Hoje em dia a experiência do consumidor é uma grande preocupação corporativa, pois ela contribui desde a permanência das pessoas em uma página online até à formação da memória afetiva que um usuário construirá por uma corporação. Logo, é interessante ficar atento à experiência que seu cliente tem com sua empresa, para aumentar as possibilidades de conquista daqueles que têm um primeiro contato com seu site. 

As principais técnicas de otimização nos motores de busca

Como o intuito é privilegiar o seu site no buscador, primeiramente é interessante dar atenção à palavra-chave escolhida. No marketing digital, ela é o termo que será pesquisado no site de buscas. Por exemplo, “o que é SEO” ou “vantagens das técnicas de SEO”, são exemplos de algumas palavras-chaves. 

É importante trabalhar com o termo escolhido no título e de forma moderada e estratégica ao longo de um blog post. Lembre-se que a intenção é otimizar sua página e facilitar o processo de escolha dos motores de busca. Logo, procure usar a palavra-chave no H2 do seu artigo e no nome das imagens que serão usadas para suavizar e trazer melhor assimilação à leitura.

Não esqueça de usá-la no url, pois, além de criar um link personalizado, as chances do conteúdo obter um bom rankeamento aumentam ainda mais. Também é possível usar um call-to-action (convites que instigam o leitor a realizar uma ação) na conclusão do texto e encaminhá-los até a sua tática de vendas. Você pode, por exemplo, direcionar ao seu e-commerce ou propor o download de um material rico — tudo dependerá da etapa do funil que o seu cliente estiver.

Se você já é experiente em produção de conteúdos na web e tem um bom número de artigos compartilhados na sua plataforma, invista em links internos, direcionados a assuntos já explorados e que tenham relação com o tema em questão. Links externos também são indicados, porque o link building é considerado boa prática na estratégia de otimização.

As vantagens de explorar técnicas de SEO

Até agora você aprendeu o que é SEO e como é possível explorar as técnicas para a otimização do seu site. Conquistar o topo dos resultados requer a utilização das estratégias certas e, claro, o compartilhamento de um texto que tenha qualidade, relevância e apresente coesão e coerência em um determinado assunto.

Além de personalizar seu conteúdo e melhorar as chances de atrair mais visitantes ao seu ambiente virtual, o SEO traz muitas vantagens ao seu negócio. Veja abaixo algumas delas.

Maior autoridade da marca

Quando sua marca soluciona a dúvida ou enriquece o conhecimento de algum usuário em relação a um tema do seu segmento, ela aumenta credibilidade e as pessoas passam a vê-la como autoridade naquele determinado assunto.

Logo, os consumidores sempre recorrerão a você ao precisar suprir uma necessidade ou investir em algum produto ou serviço que tenha disponível no seu e-commerce.

Aumenta a confiança do consumidor

Quando um proprietário de um negócio tenta entender o que é SEO, ele também vai querer explorar outros aspectos que possam aumentar a confiança do consumidor pela sua marca. O Branding digital é totalmente necessário nos dias de hoje. A empresa que não maximiza suas vantagens no mercado tem grandes chances de perder o lugar para as concorrentes.

Auxilia na conversão de leads

Uma vez conquistada a confiança do consumidor, chegou a hora de preparar o lead até o caminho da conversão. É possível fazer um fluxo de nutrição com a ajuda do e-mail marketing e técnicas de SEO para aumentar o engajamento. Com essa atitude o processo fica mais fácil e você obtém melhores resultados nas vendas do seu e-commerce.

Facilita a navegação do seu site

O conhecimento sobre o que é SEO também facilita no processo de melhoria da navegação do seu site. Como falamos anteriormente, é necessário ofertar uma boa experiência ao usuário. Portanto, invista não só na qualidade dos seus conteúdos, mas nos elementos que compõem a sua página.

É muito interessante apostar no design responsivo, devido ao fato de muitas pessoas navegarem em sites diversos com a ajuda de um smartphone. Além disso, sempre faça testes A/B no intuito de identificar qual estilo possibilita um maior número de conversões no seu ambiente virtual.

Por meio deste artigo você pôde aprender o que é SEO e o quanto ele é importante para aumentar o alcance da sua marca. Fique atento às dicas propostas e procure otimizar os seus pedidos no e-commerce e melhorar a reputação do seu negócio online.

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