Como as opiniões de clientes ajudam no aumento da taxa de conversão?

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Diversos tipos de ações podem ter impactos positivos, que pouca gente imagina. Por exemplo, você sabia que acompanhar opiniões de clientes da sua empresa ajuda a aumentar a sua taxa de conversão?

Avaliações publicadas por quem usa seus produtos ou serviços exercem diversos papéis, desde servir como prova social até incentivar o engajamento das pessoas. No entanto, os benefícios não terminam por aí.

Você também pode influenciar as suas vendas e os demais resultados positivos com uma estratégia que englobe o uso de opiniões de clientes. Esse trabalho envolve incentivar a publicação delas e também saber o que fazer com elas ao traçar seus planos. Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Por que é importante aumentar a taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica bastante útil de ser monitorada, já que é capaz de mensurar com precisão a eficácia dos seus esforços estratégicos. Afinal, ela mostra o quanto você conseguiu vender em relação ao total de pessoas impactadas pelas suas campanhas.

Ou seja, além de ajudar a acompanhar o seu volume de vendas, também oferece um contexto importante ao considerar o universo de clientes afetados pelas suas mensagens de marketing. Ter uma taxa de conversão alta é muito mais valioso do que simplesmente vender muito.

Tendo isso em mente, fica nítido o quão benéfico é priorizar o aumento da taxa de conversão em seu negócio. Afinal, é um processo que envolve tornar as suas estratégias mais eficazes para transformar seu público em cliente, com a maior margem de sucesso possível.

Como as opiniões de clientes ajudam a aumentar a taxa de conversão?

Agora que você já sabe da importância da taxa de conversão, resta entender como ela pode ser positivamente impactada por opiniões de clientes. Se você não tem o hábito de priorizá-las em sua estratégia, vale a pena rever essa decisão e renovar a sua abordagem daqui para frente.

Quer saber mais sobre essa relação? Então, veja, a seguir, de quais formas as opiniões de clientes podem influenciar positivamente em sua taxa de conversão.

Ajudam a analisar o que agrada e desagrada

Para que a sua empresa esteja sempre em total sintonia com o seu público-alvo, é fundamental que você tenha o hábito de acompanhar as opiniões de clientes. Detectar decisões que agradam e desagradam ajudará você a sempre priorizar as escolhas que são capazes de aumentar a sua taxa de conversão.

Trabalhar sem essa visibilidade pode ser altamente prejudicial para os seus resultados. Toda empresa precisa acompanhar as opiniões de clientes para se manter em contato com eles e não correr o risco de perdê-los.

Permitem mudar as estratégias

Ter acesso às opiniões dos clientes sobre diversos aspectos do seu negócio é algo bastante valioso para traçar as suas estratégias. Se algo não gerou bons feedbacks, pode valer a pena ajustá-lo de alguma forma. Por outro lado, se uma abordagem tem boas opiniões, você deve considerar mantê-la e até expandi-la.

Tomar decisões como essas é mais estratégico quando você tem acesso a dados concretos a respeito da opinião do seu público. Isso permitirá ampliar resultados, como o da taxa de conversão, já que você estará em um caminho de acertos ao saber quando há alguma insatisfação da parte dos seus consumidores.

Possibilitam atingir os clientes certos

Por melhor que você conheça o seu público ideal, nada substitui o benefício de contar com opiniões de clientes reais, que representam com alta fidelidade quem são as pessoas que você está impactando. É muito mais valioso do que qualquer pesquisa ou estimativa.

Isso tem um efeito positivo na sua taxa de conversão porque essas opiniões ajudam você a entender quem é a sua audiência de verdade e traçar as estratégias certas para agradá-la. 

Apontam novas oportunidades de negócio

Além de ajudar no seu presente, as opiniões de clientes também apontam rumos para o futuro. A partir delas, você pode detectar uma demanda para oportunidades valiosas que aumentem a sua taxa de conversão.

Por exemplo, pode ser que uma reclamação sobre um serviço dê origem a uma expansão dele que agrada muito mais gente. É fundamental que você tenha os olhos abertos para detectar possíveis oportunidades de aprimorar o seu negócio a partir desses feedbacks.

Aumentam a competitividade

Contar com opiniões de clientes no centro da sua estratégia é algo que provavelmente já faz parte da realidade dos seus concorrentes. Ao tomar essa decisão, você estará igualando esse terreno e partindo para uma disputa de igual para igual com outros players do seu mercado.

Isso tem um impacto positivo na sua taxa de conversão porque pode atrair novos clientes que até então eram atendidos por seus concorrentes. O seu negócio passará a ser considerado em contextos que não eram possíveis.

Como monitorar a taxa de conversão do negócio?

Para que seja possível perceber os efeitos positivos das opiniões de clientes, você deve acompanhar as métricas certas. O seu objetivo precisa ser o de compreender quais decisões impactaram a sua taxa de conversão, positivamente ou negativamente.

Ao trabalhar com o Google Analytics, por exemplo, primeiramente, você configura o que é uma conversão para que a ferramenta passe a monitorá-la. Com esse recurso, você não só passa a acompanhar a evolução dessa métrica, como também a detectar as ações e páginas que mais geram conversões.

Acompanhar a sua taxa de conversão de forma contínua também permitirá identificar os efeitos das suas decisões estratégicas. Se, ao tomar determinada decisão, as suas conversões caírem, então vale a pena analisar de perto o que pode ter causado essa reação. O mesmo vale para o oposto: um impacto positivo também é detectado e considerado.

O relacionamento entre as suas métricas de sucesso e opiniões de clientes é bastante claro. Estar em sintonia com os feedbacks do seu público ajuda você a saber como atuar de forma mais estratégica ao priorizar o que gera retornos positivos. Portanto, nunca deixe de dar a devida atenção a essas avaliações, já que elas serão fundamentais para a sua taxa de conversão e outros indicadores.

Quer saber mais sobre os motivos para saber a opinião dos seus clientes na coleta de avaliações? Confira aqui no blog!

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