Plataformas digitais para vendas: quais são as principais e como funcionam?

3 minutos para ler

Trabalhar com plataformas digitais para vendas significa contar com um “motor” responsável pelo funcionamento da sua loja virtual. Como é impensável construir tudo isso do zero, é muito mais vantajoso utilizar um sistema que já possui todos os recursos que você precisa para cadastrar os seus produtos e vendê-los aos seus clientes.

Como sempre deve ser feito antes de contratar qualquer solução, você precisa avaliar qual é a sua demanda. Pense no volume de tráfego que espera atrair, nos recursos que necessita em sua loja, no quão customizável ela precisa ser e nas eventuais integrações com outras plataformas.

O que acha de conferir algumas sugestões? Veja, a seguir, as principais plataformas digitais para vendas e como elas funcionam.

Magento

O Magento é uma plataforma de vendas mais voltada para usuários avançados e lojas de maior porte. Muitos de seus recursos atendem muito bem a grandes demandas, inclusive no segmento B2B.

Entre as principais funcionalidades oferecidas pelo Magento, estão filtros avançados, suporte a múltiplas moedas e taxas, diversas integrações com métodos de pagamento e a possibilidade de estender suas funcionalidades a partir de temas e plugins.

No entanto, é preciso ressaltar que o uso do Magento possui uma alta curva de aprendizado, exigindo experiência e conhecimentos de programação.

Essa plataforma de vendas também possui uma vasta seção de ajuda com conteúdo capaz de ajudar a navegar por suas configurações. Se isso não ajudar, você pode contar com a ajuda dos especialistas de suporte.

Shopify

O Shopify é considerado por muitos como a melhor opção entre as plataformas digitais para vendas porque une diversos elementos bastante atrativos: flexibilidade, quantidade de recursos e personalização.

Devido à sua natureza modular, o Shopify é capaz de se adaptar a lojas de todos os tamanhos e tipos.

Já tendo ultrapassado a marca de 1 milhão de negócios rodando a sua plataforma, o Shopify traz uma grande variedade de ferramentas para atender a todo tipo de loja. Até mesmo quando faltar algum recurso, é possível estender as funcionalidades da plataforma a partir de sua app store e suas integrações inteligentes.

Outro diferencial do Shopify é que ele não possui barreiras entre o online e o offline. A plataforma também pode ser utilizada em pontos de venda físicos.

BigCommerce

O BigCommerce costuma ser a opção mais recomendada para lojas grandes que querem crescer ainda mais. Tem um bom sistema de buscas, permite criar e disponibilizar cupons de desconto com facilidade e vendas em múltiplos canais.

Outro diferencial do BigCommerce é que a plataforma é completamente adaptada para gerar boa performance em SEO. Isso significa que os seus produtos aparecerão como resultado em mais buscas de sites como o Google, impulsionando o seu alcance e a sua visibilidade.

O BigCommerce tem alguns métodos de pagamento distintos, o que pode ser uma desvantagem. Além de cobrar uma mensalidade para o funcionamento da plataforma, também cobra taxas para os produtos vendidos e cartões utilizados na loja.

Essas plataformas digitais para vendas certamente atenderão às suas necessidades, já que possuem os recursos certos para as lojas de todos os tipos e tamanhos terem bastante sucesso nesse segmento. Considere o que você precisa e tome a decisão que mais faz sentido para a sua loja virtual.

O que achou dessas sugestões? Conte para a gente, nos comentários, o que você está buscando em uma plataforma de e-commerce!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário