Por que é essencial coletar as avaliações dos clientes após a compra?

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A aproximação da Black Friday e do Natal garante uma certeza: as compras online dos brasileiros se multiplicarão. No entanto, este final de ano pode muito bem criar uma armadilha para certas lojas e e-commerces. Aqueles que pensam que a jornada do consumidor termina quando eles recebem um produto perdem muitas oportunidades!

Antes do final de 2020, é essencial fazer com que toda a jornada do consumidor evolua para uma relação que promova a conversação. Para isso, coletar opiniões na Internet é uma alavanca benéfica para todos.

Por que é essencial coletar avaliações de clientes após a compra? Nós contamos para você os 5 principais motivos.

1) Fortalecer a reputação eletrônica e a imagem da marca

A confiança de seus clientes não pode ser comprada, afinal ela é obtida por meio da construção de uma reputação e imagem de marca positiva e duradoura. Este ano, em particular, a confiança é concedida com mais facilidade a empresas que transmitem uma imagem sólida e tranquilizadora.

São principalmente as reviews online que influenciam a imagem da marca e a sua reputação online percebida pelos consumidores. Se essas avaliações forem genuínas e sinceras, o efeito sobre a confiança será quase imediato. De acordo com a pesquisa IFOP de Reputação VIP, 96% dos internautas são influenciados pela reputação eletrônica da marca ou da empresa ao realizar uma compra.

Para conciliar confiança, imagem confiável e reputação eletrônica, coletar avaliações de usuários após a compra é um bom começo. Você pode então responder a eles e promovê-los em seus vários meios de comunicação. Esses elementos de confiança e prova social estabelecerão uma postura diferente, que é benéfica à medida que as férias se aproximam.

2) Otimização do SEO no Google

Avaliações de clientes não melhoram apenas sua reputação online. Eles também ajudam a otimizar o SEO no Google.

Uma boa estratégia de SEO tem como objetivo estar bem posicionado em vários resultados de pesquisas. Para ajudar a atingir esse objetivo, coletar as reviews de clientes é uma ótima opção.

Ao exibir uma nota de avaliação do cliente em Rich Snippets (descrições enriquecidas no Google), você otimiza seu posicionamento no Google. De acordo com a Moz, uma solução de análise de dados de marketing na web, as avaliações dos clientes são o quinto fator que mais influencia o desempenho de SEO (atrás de palavras-chave ou vários links).

Nos mecanismos de pesquisa, as avaliações dos clientes são benéficas em vários níveis:

– O Google destaca empresas que usam avaliações com estrelas e rich snippets.

– A empresa se difere de outros resultados graças a um elemento visual e dinâmico.

– Os usuários da Internet acabam sendo são mais atraídos.

Este ano, as compras de Natal serão feitas principalmente online. Imagine seus clientes em potencial fazendo pesquisas direcionadas no Google, com palavras-chave que caracterizam seus produtos. Para ajudar sua empresa a se destacar entre as várias ofertas, considere o uso de classificações com estrelas para seu SEO!

3) Aumento da taxa de conversão

Avaliações de clientes são uma alavanca de influência na tomada de decisões. Antes de fazer uma compra, consultar as opiniões e recomendações de outros consumidores é um hábito já enraizado no ambiente digital. De acordo com o estudo YouGov (2019), 60% dos entrevistados já compraram um produto graças à avaliação de um cliente.

O impacto na conversão é, portanto, real, assim como o aumento no faturamento. Ao integrar as avaliações dos clientes coletadas pós-compra nas páginas dos produtos, as vendas tendem a decolar com mais facilidade. Com as reviews autênticas, confiáveis ​​e muitas vezes interessantes, os sites estão vendo um aumento nas vendas de 18% em média (Reevoo).

Na Opiniões Verificadas, vemos nossos clientes aumentando sua taxa de conversão e receita todos os dias por meio das reviews de seus produtos. O segredo ? Colete, gerencie e distribua as opiniões e comentários dos seus consumidores verificados!

4- Identificar e reter clientes satisfeitos

Para melhorar sua reputação online, sua prova social e sua taxa de conversão, as avaliações dos clientes são um grande aliado. Mas isso não é tudo! Coletar avaliações de clientes na loja física ou online é essencial para identificar clientes com uma experiência memorável. Clientes satisfeitos podem ser retidos ou até mesmo se tornarem embaixadores da sua marca.

Coletar avaliações é o ponto de partida para campanhas de fidelidade para esses promotores iniciantes. Então é hora do plano de ação. Você pode, por exemplo:

– Responder positivamente e de forma amigável às avaliações, para aumentar o vínculo de confiança no relacionamento com o seu consumidor.

– Sugerir que eles participem ou cresçam em seu programa de fidelidade, se já fizerem parte dele.

– Convide-os a participar de uma campanha de patrocínio, com um código promocional para compartilhar nas redes sociais.

– Convide-os para eventos especiais

– No pós-compra, considere promover e divulgar os comentários positivos dos clientes. Eles representam a oportunidade perfeita para transformar consumidores em embaixadores.

5- Aja rapidamente com detratores

Não vamos mentir para você. Embora 80% das avaliações tenham um teor positivo, não é incomum receber avaliações negativas pós-compra. Não há necessidade de suprimir comentários de clientes insatisfeitos – você tem o poder de agir para resolver problemas e transformar a insatisfação em uma fonte de prazer.

Em vez de permitir que um cliente fale negativamente e proibir seu negócio para sempre, seja responsivo. Para gerenciar uma avaliação negativa e usá-la positivamente, você pode:

– Mostrar ao cliente que você realmente o escuta: responda ao comentário deixado de forma personalizada, tentando entender os motivos da insatisfação.

– Ligar para o cliente depreciativo a fim de favorecer o contato humano. Você pode então se desculpar e oferecer uma solução sob medida.

– Verificar as avaliações negativas como uma oportunidade de melhoria contínua. No pós-compra, as críticas negativas ajudam a identificar obstáculos a serem superados para melhorar seus produtos, serviços ou estratégias.

No final do ano, a coleta de avaliações pós-compra é um ativo essencial. Ao compartilhar sua experiência online, na loja ou em um produto, cada consumidor ajuda você a se destacar. Os impactos são inúmeros: melhoria da imagem da marca, otimização do SEO, conversão impulsionada, fidelização fomentada, entre outros.

Então, pronto para dar voz aos seus clientes? Descubra nossa solução All-in-one para coletar as reviews de todos os seus consumidores antes das datas festivas.

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