Guia completo para garantir o melhor posicionamento de marca do mercado!

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Para quem trabalha diretamente com a performance de um e-commerce, todos os detalhes são fundamentais para se assegurar de que a loja virtual está superando os seus concorrentes e entregando um serviço e/ou produto de qualidade. Parte importante desse trabalho está relacionada com o posicionamento de marca do seu negócio.

Afinal, o comportamento e o direcionamento das ações da sua empresa vão auxiliar no aumento das receitas de diversas maneiras: da fidelização de consumidores até o ganho em visibilidade ao se tornar uma referência em seu nicho de atuação. Conseguir se destacar em relação aos seus concorrentes é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

Mas, na prática, o que é esse conceito e como ele pode ser aprimorado no dia a dia de trabalho do seu e-commerce? Com o objetivo de ajudar você a fortalecer a reputação do seu negócio, preparamos este post com as respostas para essas perguntas tão importantes. Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo!

O que é posicionamento de marca?

Quando você pensa em refrigerantes, alguns nomes aparecem primeiro em sua mente, certo? Coca-Cola, talvez Pepsi, mas não foge muito disso. Essas empresas são, portanto, referências de um determinado segmento de mercado. O posicionamento de marca serve justamente para que o seu negócio se torne uma referência na cabeça do consumidor.

Esse conceito representa, portanto, como a sua loja virtual se posiciona entre os concorrentes para se destacar aos olhos dos clientes em potencial. Ou seja, qual é o diferencial da sua marca para atrair determinado público-alvo? O que você pode oferecer de diferente para solucionar o problema de quem você tanto quer atrair?

O seu foco é se diferenciar ao oferecer um serviço de entregas de maior qualidade? Então, as suas ações e estratégias de comunicação, por exemplo, precisam ser dedicadas para mostrar esse lado aos seus clientes. O objetivo final é fazer com que o público reconheça essa qualidade em seu serviço, e a sua marca se torne referência dentro do seu segmento.

Mas, na prática, como o posicionamento de marca pode ser medido? Afinal, estamos falando de um conceito abstrato, e não existe um “medidor” para essa pergunta. 

Costuma-se utilizar tópicos como referências para entender se a sua empresa está no caminho certo ou não. Para isso se tornar possível, é preciso saber o que pensam de você.

Quer um exemplo? Para quem decide posicionar a sua marca com o foco em satisfação do consumidor, o melhor termômetro é o feedback e os reviews do seu público. Quais são as opiniões de quem você quer impactar sobre o seu negócio? Quais são as avaliações positivas (como o NPS) e aquelas que criticam a execução das suas ações e estratégias?

Além disso, é importante fazer os mesmos questionamentos em relação aos seus principais concorrentes, saber e entender como eles se posicionam, quais qualidades destacam e como querem atrair mais clientes para os seus negócios. Compilando todas essas respostas, você vai ter uma noção mais clara de qual é o real sucesso do seu posicionamento.

Quais são as vantagens de investir nesse conceito?

É importante, portanto, entender um pouco mais sobre quais são as vantagens de estabelecer o posicionamento de marca adequado para o seu negócio. Separamos os sete principais benefícios de fazer um planejamento interno para descobrir como a sua loja deve se comportar. Confira as nossas sugestões!

Maior visibilidade

Para ter sucesso, qualquer empresa precisa de visibilidade, certo? Ao encontrar o posicionamento de marca adequado para o seu negócio, você aumenta consideravelmente as chances de ser visto e reconhecido pelos consumidores. O mais importante? A sua comunicação passa a ser ainda mais eficiente, impactando quem realmente pode se tornar um cliente da sua loja virtual.

Maior precisão nas suas ações de comunicação

O marketing digital é parte vital para um e-commerce se destacar em seu segmento de mercado, e, para ser preciso em suas ações, é importante saber exatamente o que você está oferecendo para a persona e, é claro, o tom de voz que quer utilizar para gerar o impacto necessário. Dessa forma, as suas estratégias de comunicação se tornam ainda mais precisas e eficientes para atrair clientes.

Ampliação do crescimento

Com uma definição clara de qual é o principal objetivo da sua empresa, fica mais fácil direcionar os seus investimentos e estratégias em ações que fortaleçam os seus diferenciais e, como consequência, facilitem o crescimento da sua empresa. O orçamento passa a ser mais bem utilizado, e os investimentos, mais precisos, ampliando as chances de sucesso a curto, médio e longo prazo.

Tornar-se referência para o público

Quando o trabalho é bem-feito e está de acordo com o posicionamento da sua marca, a tendência é que o seu negócio se torne uma referência para o público que você deseja conquistar. Nada melhor para uma empresa do que ser a primeira a ser lembrada quando o tópico é o seu trabalho, certo? Ser a Coca-Cola do seu segmento de mercado passa diretamente por esse posicionamento.

Novos clientes

Ao se posicionar adequadamente e colocar em prática um plano de ação para atender aos desejos de quem você quer impactar, as possibilidades de atrair ainda mais clientes são potencializadas, já que, sempre que alguém procurar pelo serviço que você entrega, o seu nome vai ser o primeiro a aparecer. Ser visto como o número um é, portanto, um gerador natural de novos clientes.

Fidelização de clientes

Não basta apenas atrair novos clientes, afinal, é preciso garantir que aqueles que já compraram com você retornem ao seu e-commerce, certo? Ao definir um posicionamento de marca claro, você passa confiança para os seus consumidores, o que influencia diretamente as chances de eles retornarem e também divulgarem os seus produtos de maneira natural.

Aumento da competitividade

A transformação digital modificou completamente a forma como as empresas se relacionam com os seus consumidores. Diante desse cenário, é fundamental nunca relaxar e sempre procurar maneiras de se manter competitivo. Nada melhor do que posicionar a sua marca adequadamente para conseguir se destacar em seu nicho de mercado e se diferenciar da concorrência.

Quais práticas adotar para melhorar o seu posicionamento de marca?

Os benefícios e vantagens são muitos, porém, o que você pode fazer para tornar o seu posicionamento de marca ainda mais preciso e, consequentemente, colher todos os frutos que listamos acima? Como queremos ajudar você a prosperar ainda mais, também separamos algumas práticas que você deve colocar em ação para definir o comportamento da sua empresa. Confira!

Modifique a sua cultura organizacional

Ao decidir realizar mudanças no seu posicionamento de marca, é fundamental que você esteja preparado para modificar a cultura organizacional também. Afinal, o seu e-commerce é apenas um reflexo dos valores e visão do seu negócio, uma amostra daquilo em que todos realmente acreditam para o exterior. Por isso, ao alterar esse conceito, mais coisas precisam acontecer.

Assim que você, por exemplo, redefinir o seu posicionamento dentro do seu segmento de atuação, é preciso estar preparado também para realizar mudanças internas. No final das contas, se os funcionários da sua loja virtual não acreditam que a satisfação do consumidor deve ser a prioridade, a prática não vai ser como o esperado, gerando maior insatisfação.

Defina um planejamento estruturado

Em seguida, é importante definir um planejamento estruturado para o seu negócio, determinando exatamente o que vai ser modificado e por onde vai começar. Afinal, a partir do momento em que se decide realizar uma mudança tão grande quanto o posicionamento da sua marca, é fundamental que ela seja adequada, certo? Outro erro pode acabar custando caro.

Coloque as suas ações em prática

Fazer o planejamento é fácil, o mais difícil é colocá-lo em prática. Com tudo organizado, é fundamental fazer o máximo para tirar o que está no papel e transformar isso em ação. Portanto, tenha consciência de que é preciso executar e realizar mudanças — internas e externas — para conseguir um posicionamento de marca que, de fato, seja condizente com os resultados que você espera.

Invista em marketing de relacionamento

Proximidade com o consumidor é fundamental nos dias de hoje e, além de ser importante para garantir a satisfação do usuário, é importante para entender melhor o que o seu público espera do seu negócio. O marketing de relacionamento é um exemplo de fortalecer e estreitar os laços com quem você tanto quer conquistar para a sua loja virtual.

Dentro dessa estratégia de comunicação, você passa a conhecer ainda melhor os seus clientes e o que eles querem, ou seja, pode redefinir as suas ações para gerar o impacto necessário. Em seguida, a segmentação pode ser colocada em prática para adequar a postura da sua loja virtual com o que o seu público está esperando.

Entregue conteúdos relevantes aos clientes

Ao identificar o que os seus clientes mais procuram e modificar a abordagem das suas estratégias, você pode oferecer conteúdos adequados, ou seja, materiais que realmente sejam relevantes para a sua persona. O marketing de conteúdo, por exemplo, acaba se tornando uma excelente estratégia para apresentar o seu novo comportamento ao público e, assim, fortalecer essas mudanças.

Por mais que seja importante realizar modificações no posicionamento de marca, não é uma tarefa tão simples de ser colocada em ação, e os resultados não aparecem de um dia para o outro. Ao investir na produção de conteúdo relevante que destaque o novo comportamento da sua empresa, você modifica aos poucos, e de forma orgânica, a noção que o mercado tem da sua empresa.

Esteja presente nos canais adequados

Quando falamos em negócios e produtos digitais, é fundamental, também, que a sua marca esteja presente nos canais mais adequados para impactar o consumidor. Afinal, quer plataforma melhor para apresentar o seu comportamento do que as redes sociais, por exemplo? Ao modificar o comportamento da sua marca por ali, a tendência é que você consiga difundir a mensagem com maior facilidade e eficiência.

Uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, pode ser extremamente útil para um contato mais próximo e utilizando um tom de voz que se adéque ao que o usuário está procurando. A comunicação é vital para mostrar como o posicionamento de marca da sua empresa é outro — e ainda mais importante é utilizar os canais corretos para fazer essa divulgação.

Qual é a importância de contar com uma equipe especializada como suporte?

Apesar dos inúmeros benefícios, essa tarefa não é tão simples de ser executada. Por isso, contar com o auxílio de uma empresa especializada pode tornar tudo mais simples e eficiente. O conhecimento de profissionais especializados em reputação de negócios pode ser o caminho mais indicado no momento inicial.

Afinal, parte importante do trabalho de reposicionamento está diretamente relacionado à visão que o seu público tem da postura da sua loja virtual, e nada melhor do que especialistas no assunto oferecendo o suporte adequado. 

O trabalho de coleta, armazenamento e análise de opiniões dos clientes não é simples de ser feito, porém, quando bem executado, pode indicar as direções certas para o futuro da sua empresa.

Sendo assim, um pequeno erro pode comprometer todo o seu planejamento estratégico para realizar uma mudança tão profunda. Por isso, especialmente para quem tem dificuldades para fortalecer a reputação da marca online, a ajuda especializada é o mais indicado. Assim, você garante que toda a análise feita para justificar um novo posicionamento de marca é realmente válida e tem o embasamento necessário para tal.

O posicionamento de marca é peça-chave para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou nicho de atuação. Conquistar a atenção — e os recursos — dos clientes passa diretamente pelo seu trabalho de fortalecimento da mensagem que quer transmitir e do comportamento que vai adotar, o que pode ser um diferencial.

Agora que você já conhece a importância de fortalecer o posicionamento de marca da sua empresa, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes para o seu e-commerce? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique sabendo de conteúdos como este em primeira mão! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

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