3 princípios do direito do consumidor que toda empresa deve conhecer

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Para quem trabalha com vendas — seja com uma loja física, seja com e-commerce —, é fundamental conhecer e colocar em prática os princípios do direito do consumidor. Afinal, os usuários estão cada vez mais exigentes e conhecem as suas garantias. Para quem pensa, por exemplo, na fidelização de cliente, essa postura é primordial para um planejamento de sucesso.

Que tal, então, entender um pouco mais sobre os princípios do direito do consumidor e a importância de colocar essas práticas em ação? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e garantir uma experiência cada vez melhor ao seu cliente. Confira!

Qual é a importância de respeitar os direitos do consumidor?

Qualquer empresa que trabalha com a venda de serviços e/ou produtos precisa conhecer e aplicar os princípios do direito do consumidor. O objetivo dessas regras é assegurar a proteção da parte mais vulnerável em uma negociação, ou seja, o consumidor. Essas práticas criam um ambiente mais adequado para que o indivíduo se sinta seguro na hora de realizar uma transação.

Quais são os 3 princípios do direito do consumidor que você deve conhecer?

Na prática, os princípios do direito do consumidor que você precisa conhecer são os seguintes.

1. Princípio da vulnerabilidade

Esse é o princípio mais importante do Código de Defesa do Consumidor e coloca o cliente como a parte mais vulnerável da relação. As principais vertentes são a econômica, a técnica e a jurídica. O objetivo é criar uma relação de igualdade entre as duas partes.

2. Princípio da informação

Também conhecido como princípio da transparência, esse ponto reafirma o direito do cliente de ser informado sobre todos os aspectos do serviço ou produto oferecido. Quando isso não acontece, é configurado como falha na informação, e o fornecedor pode até responder por oferta enganosa.

3. Princípio da boa-fé objetiva

Já o princípio da boa-fé objetiva consiste na criação de uma relação harmoniosa e honesta entre as duas partes. Essa regra ressalta a importância das duas partes agirem com respeito e sinceridade, evitando qualquer intenção de prejudicar o outro lado durante as negociações.

Quais são os impactos do não cumprimento desses princípios?

Não cumprir os princípios do direito do consumidor acaba prejudicando a credibilidade da sua empresa. Afinal, o usuário está mais atento aos seus direitos e exige o tratamento adequado das companhias. Contar com o auxílio de uma plataforma como a Opiniões Verificadas ajuda você a ouvir os seus clientes e ter a sua reputação online avaliada, especialmente com as boas práticas.

Colocar em prática os princípios do direito do consumidor é, portanto, essencial para o sucesso a longo prazo do seu negócio. Assim, a experiência do usuário tende a melhorar, assim como a reputação da sua marca dentro do segmento de atuação.

Agora que você já conhece quais são os princípios do direito do consumidor e a importância deles, que tal saber um pouco mais do nosso trabalho? Entre em contato conosco e descubra como melhorar ainda mais a credibilidade do seu negócio!

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