Prospecção de clientes: aprenda 6 boas práticas aqui!

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A prospecção de clientes é uma atividade muito importante no setor de vendas, que ajuda a empresa a aumentar a clientela. No entanto, muitos métodos e formas de conquista não estão alinhados às boas práticas que favorecem a experiência do cliente com a sua marca. Logo, é interessante rever conceitos e agir com mais eficiência.

Identificar e qualificar possíveis compradores do seu e-commerce são trabalhos estratégicos, e todos devem dar o devido cuidado ao executá-los no dia a dia. Afinal, a criação de estratégias e o tempo levado no alcance desse objetivo não podem ser desperdiçados com pessoas que claramente não fazem parte do seu público-alvo. 

Se você está à procura de soluções para esse tipo de demanda, continue conosco e confira as dicas contidas nos tópicos seguintes. Elas enriquecem seu conhecimento e melhoram a sua performance. Boa leitura!

1. Defina o seu público-alvo

Normalmente, uma das coisas mais falhas na prospecção de clientes é a falta de conhecimento quanto ao público-alvo. Toda empresa que deseja evoluir e dar passos consistentes rumo ao futuro deve conhecer a fundo sua missão, seus valores e os demais pilares que sustentam a boa performance da sua prestação serviços.

Todo empresário tem o objetivo de conquistar uma boa reputação e aumentar o número de consumidores que veem os produtos e serviços da loja como soluções ideias para a necessidade deles. Classificá-los é uma das melhores formas de a corporação ter certeza de que direcionou os esforços ao grupo de pessoas correto.

Portanto, conte com uma pesquisa de mercado para enxergar possíveis compradores e procure listar as características no intuito de criar campanhas e ações que dialogam com a realidade deles. O foco no cliente é um aspecto muito importante, e muitas marcas obtém resultados incríveis com esse tipo de direcionamento.

2. Faça a qualificação

Apesar de o seu público-alvo ter características muito marcantes, cada cliente deve ser qualificado de uma maneira personalizada. Afinal, todo ser humano se distingue em diversos aspectos, inclusive na tomada de decisões. É necessário que o vendedor entenda o momento em que o lead está inserido e ajude com soluções inteligentes.

Por exemplo, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem ajudado muitas empresas na prospecção de clientes. Com ele, possível criar estratégias que estejam de acordo com a etapa do funil de vendas que o usuário se encaixa. Esse cuidado evita as abordagens genéricas e invasivas, que geraram más experiências com a sua marca.

É importante analisar os casos, pois há aqueles de demonstram uma clara intenção de comprar algum produto do seu e-commerce, os que ainda estão na fase de entender determinado problema identificado com um artigo específico visto no seu blog corporativo e os que só têm interesse na sua produção de artigos.

Ao saber dessas etapas, o profissional escolherá o melhor jeito de conduzir a pessoa ao próximo estágio do processo de conversão. É bom lembrar-se, também, de que a empresa precisa sempre se mostrar à disposição de qualquer dúvida ou suporte, porque é interessante manter uma postura engajada digna de conquistar a credibilidade do consumidor.

3. Saiba escolher o momento ideal

A prospecção de clientes nem sempre ocorre de uma maneira padrão, pois as pessoas têm rotinas diferentes e, às vezes, não dispõem de tempo para uma reunião ou conversa profissional, seja ela presencial ou virtual. Essa realidade faz com que muitos vendedores se adiantem e queiram realizar vendas sem preparar ou respeitar o momento do consumidor.

Portanto, é interessante agir sabiamente e contar com um planejamento estratégico na hora de realizar a qualificação de seus leads. A construção do seu relacionamento com ele ajuda a saber quais os ambientes virtuais ele frequenta diariamente. Esse conhecimento colabora na criação de estratégias voltadas ao canal de comunicação com ele.

Por exemplo, se ele usa muito o Instagram, é possível inclui-lo no grupo de Melhores Amigos e oferecer periodicamente conteúdos que aumentarão a importância da sua marca na vida dele. O mesmo recurso poderá ser usado no compartilhamento de promoções e descontos no seu e-commerce, no intuito de facilitar a primeira compra.  

4. Descubra o que perguntar

O cuidado na condução do seu relacionamento com uma pessoa é o que define uma boa prospecção de clientes. Afinal, ganhar a confiança de alguém não é algo que se consiga da noite para o dia. A mesma cautela tida ao pedir os dados de um usuário no preenchimento de um formulário deve estar presente nas perguntas feitas a ele.

O sentimento de incompreensão e invasão frustram as pessoas e geram a procura de concorrentes que possam atendê-las de uma maneira adequada. Logo, procure tomar cuidados com tais questões e trabalhe na coleta de informações essenciais que estarão alinhadas com o seu processo de converter determinado lead.

5. Tenha entusiasmo

A postura de um vendedor é bastante decisiva na hora da prospecção de clientes. Geralmente, as pessoas levam em consideração muitos aspectos antes de tomar uma decisão. Citamos a concorrência no tópico anterior, e é necessário alertar sobre a necessidade de a marca trabalhar as vantagens e criar um forte diferencial competitivo.

Ter entusiasmo ajuda o profissional a realizar com facilidade tarefas complexas da rotina da empresa e a ter uma boa qualidade de vida. Portanto, esse aspecto não pode faltar no momento de prospectar. É importante exercer o papel facilitador e engajar o público de uma maneira positiva. Essa realidade aumenta ainda mais a importância essa dica.

6. Escolha os melhores canais de comunicação

É importante que o vendedor escolha os melhores canais de comunicação que permitem uma melhor prospecção de clientes. Ele pode ser feito por chatbot, email ou pela ferramenta de mensagens em determinadas redes sociais. Aposte nos recursos que favorecem a conversão e trabalhe com a rapidez no atendimento como forma de impressionar e encantar os usuários.

Durante a leitura deste artigo, você teve acesso a algumas dicas que ajudam na sua prospecção de clientes. Portanto, comece a colocá-las em prática e não se esqueça de ficar por dentro das novidades e tendências do seu segmento de mercado.

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