O que é prova social e por que se preocupar com isso? Descubra agora!

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Quais armas você tem usado para alavancar a performance do seu e-commerce? Em tempos de crise, é essencial ter à mão as melhores estratégias para garantir que seu negócio não vai ficar para trás no mercado. Neste artigo, vamos falar de como a prova social pode ser uma grande aliada do seu plano de ação.

Você vai entender toda a dinâmica psicológica que está por trás desse conceito, descobrindo que ele pode mudar completamente a forma como visitantes enxergam seu site e os produtos à venda.

Continue a leitura e confira também as nossas dicas para aplicar essa arma de persuasão na sua captação e retenção de clientes. Acompanhe!

O que é a prova social e para que serve?

A prova social é uma das técnicas de persuasão mais usadas no marketing digital. Trata-se de um gatilho mental que aproveita as experiências positivas que consumidores tiveram com sua marca para incentivar novos clientes a comprarem.

Pessoas em geral usam a prova social para antecipar a experiência que elas terão, confirmar suposições e tomar decisões de comprar ou de abandonar a loja. Isso porque nosso cérebro sempre busca sinais de que o caminho que estamos seguindo é o certo e, se vemos que muitos já foram por aquele caminho e aprovaram, que vamos nos sentir mais confiantes para tomar a mesma decisão.

Comprar algo que outros estão elogiando traz um sentimento de pertencimento a um grupo seleto. A pessoa sente que está fazendo um bom negócio e obtendo vantagem. E esse é outro fator que liga os alertas do cérebro e motiva o processo decisório.

Sendo assim, a prova social serve como uma estratégia para legitimar o seu e-commerce e convencer mais pessoas a se engajarem com sua marca digital.

Quais são os tipos de prova social?

A prova social pode apresentar-se de várias formas. Uma fila longa para entrar em uma loja pode ser um exemplo desse conceito. No ambiente virtual, e-commerces podem usar como provas sociais avaliações de clientes, depoimentos, número de visitantes do site, entre outras possibilidades.

Para ajudar você a entender melhor como funciona essa técnica, vamos mostrar como ela se divide em alguns fatores de influência. Veja a seguir.

Escala

Um dos tipos de prova social é o de escala, que é completamente focado em números. Nesse caso, um indivíduo será influenciado ao ver quantas pessoas já assinaram aquele serviço, compraram o produto ou estão seguindo uma rede social, por exemplo. Nesse caso, quanto maiores são os números, mais chances você tem de chamar a atenção.

Similaridade

O fator similaridade entra em ação quando um consumidor encontra pessoas parecidas com ele que já compraram aquele produto. Isso reforça o sentimento de pertencer a um nicho e gera mais confiança. A ideia é: “se alguém que pensa como eu gostou disso, eu também vou gostar”. Isso funciona muito bem para atrair segmentos específicos, em que o negócio tem uma persona bem-definida.

Ambiguidade

No caso da ambiguidade como prova social, podemos lembrar-nos daquela famosa frase: “a voz do povo é a voz de Deus”. Se uma pessoa descobre que muitas pessoas têm a mesma opinião sobre uma marca, ela provavelmente vai concordar com o fato e tomar a mesma decisão que a maioria. Trata-se de usar a experiência geral para vislumbrar o resultado que ela mesma vai ter.

Atração

Mais um fator é a atração, que consiste em ter a opinião influenciada por pessoas que são próximas a você e as quais você considera e admira. São parentes e amigos que já usaram um produto e o indicam, fazendo com que o indivíduo compre sem pensar duas vezes. Esse tipo de prova social é bastante ligado ao afeto.

Autoridade

Já a prova social de autoridade usa figuras de destaque em um segmento de mercado para gerar impacto na opinião do público-alvo. Quando especialistas em um tema recomendam algo dessa área, o consumidor entende que as chances de sucesso são grandes. O desejo é o de compartilhar desse conhecimento do autor, e, por isso, a pessoa é impulsionada a comprar.

Por que se preocupar com esse conceito?

Está refletindo se a prova social é assim tão essencial para seu negócio? Afinal, existem outros métodos de persuasão no marketing e outras técnicas de venda. No entanto, queremos mostrar por que você deve preocupar-se com esse tipo de arma de convencimento.

Garantir um melhor posicionamento

Um dos principais motivos para investir nessa estratégia é que ela fortalece a reputação digital da sua marca. Isso é fundamental não só no mundo dos negócios, mas em toda a sociedade moderna. Se você perceber, todos – sejam pessoas ou marcas – estão em busca de ganhar autoridade e se mostrar de forma mais atrativa e confiável para os demais.

Essa é uma consequência natural do aumento de possibilidades de escolha que temos no mundo atual. Entre vários influenciadores, como escolher quem seguir? Entre várias marcas, como escolher onde comprar? Para ganhar o voto do público, é preciso diferenciar-se, e, como você já viu, a prova social é uma forma de distinção.

Economizar no marketing

Outra razão para apostar nesse tipo de técnica de marketing é que ela tem baixo custo. Se você está gastando muito com aquisição de clientes e criando diversas campanhas caras de divulgação, talvez esteja perdendo a oportunidade de otimizar seus custos usando um material que você já tem à mão: experiências positivas de quem já comprou com sua marca.

Observar a qualidade das estratégias

Por fim, você também precisa atentar-se à prova social, porque ela é um grande indício do tipo de satisfação que sua empresa está gerando nos consumidores. Se você acumulou poucos feedbacks positivos e não tem números relevantes para usar, está na hora de aprimorar sua estratégia de vendas e seu posicionamento no mercado. Mas, se o cenário é o contrário, quer dizer que você está no caminho certo, e basta aproveitar todo o potencial do que você já tem.

Como utilizar a prova social em seu negócio?

Se você já se convenceu da importância da prova social para impulsionar seu e-commerce, que tal saber como aplicar na prática esse conceito? Separamos algumas ações que você pode implementar para aproveitar os benefícios desse gatilho mental. Veja a seguir!

Fazer parceria com influenciadores

Considerando os fatores “autoridade” e “similaridade” que citamos no início deste texto, usar parcerias com influenciadores como prova social é uma ótima estratégia. Atualmente, digital influencers têm um enorme poder de persuasão entre seus seguidores, que se identificam com o conteúdo feito por eles e recebem de braços abertos as indicações feitas.

Para usar esse recurso, é importante que os influenciadores realmente gostem do produto da sua marca, para passar o máximo de confiabilidade possível. Eles se tornarão vozes da sua empresa frente ao público.

Compartilhar casos de sucesso

Os casos de sucesso são mais uma forma de usar a prova social. Nesse caso, você vai buscar pessoas ou empresas que já fizeram uso do seu produto e experimentaram o máximo potencial do que adquiriram.

Vemos muito esse exemplo em transformações estéticas associadas a academias ou clínicas. Quem vende software para empresas também costuma adotar os casos de sucesso para mostrar como o desempenho daquelas organizações mudou para melhor depois de usar o serviço.

Usar avaliações de clientes

As avaliações dos clientes são um tiro certeiro para aplicar a técnica de prova social em seu e-commerce. É muito importante ter espaços para que os consumidores deem um feedback dos produtos que compraram, usando notas ou estrelas e comentando sobre a experiência.

Além dessas avaliações que ficam nas páginas de venda, você pode aderir a depoimentos de clientes satisfeitos em sua página inicial, fortalecendo ainda mais a autoridade do seu negócio. Outro ponto importante ao usar esse gatilho é contar com empresas mediadoras que façam a coleta de avaliações, dando mais confiabilidade ao processo.

Ter selos de verificação

Selos que atestem a qualidade dos seus produtos ou a capacidade de sua loja em atender bem também são excelentes formas de captar a atenção dos consumidores.

Outro selo interessante para dar mais autoridade às reviews recebidas é o concedido pelas empresas mediadoras de avaliações. Nesses casos, elas estarão atestando que todas as notas e os comentários deixados ali são verdadeiros e foram submetidos a uma auditoria.

Expor números chamativos

Como vimos no fator “escala”, números altos chamam a atenção dos compradores e geram um desejo subconsciente de se tornar parte daquele grupo. Por isso, expor números promissores dos seus negócios é sempre uma boa ideia.

Algumas possibilidades são números de seguidores de redes sociais, números de compradores de determinado produto, adeptos de um serviço, visualizações do site, quantidade de clientes satisfeitos. É importante mostrar dados que realmente chamem a atenção do seu visitante, afinal, números baixos podem causar uma impressão contrária.

Mostrar aparições positivas na mídia

Se sua marca teve aparições positivas na mídia, não deixe de usar isso como prova social! Afinal, veículos de mídia são uma forte autoridade, e você pode aproveitar para mostrar aos seus clientes que o trabalho realizado pela empresa está sendo reconhecido.

No entanto, caso seu negócio ainda não tenha gerado esse tipo de repercussão, um caminho interessante para conseguir isso é investindo nas relações com as mídias locais e nacionais. Assim, você pode mostrar como seus produtos e serviços são relevantes para a sociedade e, quem sabe, ganhar um destaque na comunicação social.

Quais são os benefícios de apostar em provas sociais?

Se você olhar para as estratégias das melhores empresas digitais, vai perceber que a grande maioria delas usa diversos tipos de provas sociais. O motivo disso é que esse gatilho realmente traz resultados satisfatórios para os negócios. Quer conhecer melhor alguns desses benefícios? Confira, a seguir!

Ganhar confiança do público

Uma das grandes vantagens é, certamente, ganhar maior visibilidade e confiança entre o público. Sem ter ferramentas que atestem que seus produtos e serviços são realmente satisfatórios, toda a iniciativa de atrair leads – que exige um grande investimento – pode ir por água abaixo.

Usar provas sociais traz mais transparência à sua marca, expondo dados, comentários e avaliações. Mesmo que alguns reviews sejam médios ou negativos, são um retrato fiel do processo de aperfeiçoamento do serviço prestado. Essas experiências reais fazem a diferença e trazem autenticidade ao seu site.

Tornar seu negócio mais pessoal

Um problema que afasta muitos consumidores de algumas marcas é a impessoalidade. No cenário atual, é muito importante passar ao público uma imagem mais próxima e humanizada. Isso mostra que existem pessoas por trás da empresa, além de relações verdadeiras e positivas sendo construídas com os clientes.

Com a prova social, os visitantes vão ver, em seu site, que muitas pessoas já acreditaram na marca e já tiveram boas experiências. À medida que eles também se tornam clientes, esse ciclo se reinicia, e a reputação digital da sua empresa vai aumentando.

Valorizar a opinião dos consumidores ao expô-las

Outro ponto que é uma grande vantagem ao aderir às provas sociais é que elas valorizam a opinião dos seus clientes. Principalmente no caso de depoimentos e avaliações, sua marca está dando voz aos compradores, mostrando que tem foco no cliente e que a satisfação deles importa.

Ao descobrir que um feedback ganha destaque no site, um consumidor vai se sentir impulsionado a deixar a própria opinião mais vezes, e novos clientes também vão seguir os mesmos passos. Afinal, é normal querer compartilhar o que se pensa e nortear a decisão de outras pessoas.

Aumentar as vendas

Por fim, não podemos deixar de falar que um negócio digital que usa provas sociais em sua estratégia percebe um aumento na performance. Isso é um processo natural, consequência de todos os outros benefícios e práticas que já citamos.

Se mais pessoas comentam, você terá mais informações para embasar novas ações que melhorem a experiência. Quanto mais as opiniões forem positivas, mais consumidores serão impulsionados a comprar. À medida que mais provas sociais são dadas ao público, mais e mais clientes se convencem a fazer negócio com sua empresa.

A prova social é um gatilho mental estratégico para implementar em seu plano de alavancar o e-commerce. Um negócio online precisa preocupar-se constantemente com a reputação e, principalmente, usar isso a favor do crescimento e das vendas. Esperamos que você tenha achado esse conteúdo útil para seu contexto.

Se você quer começar logo a usar provas sociais em sua marca, entre em contato com a Opiniões Verificadas. Vamos mostrar nossas soluções para destacar sua empresa na internet e valorizar as avaliações feitas pelos seus clientes. 

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