Gerencie a reputação online do seu negócio e tenha sucesso!

6 minutos para ler

A reputação online é a forma com que seus consumidores percebem sua marca. Diversos fatores podem interferir nessa visão, incluindo o envolvimento em causas sociais e crises mal resolvidas no mundo digital.

Um dos benefícios mais marcantes da internet é a possibilidade de difundir informações sobre determinadas marcas e assuntos. Com a possibilidade de levar conteúdo de forma rápida e eficiente para um grande número de pessoas, é preciso que sua empresa esteja presente nessas plataformas digitais e, mais do que isso, atenta ao que está acontecendo.

Sabendo disso, chegou a hora de se preparar para a batalha: construir uma reputação online que seja satisfatória e capaz de alcançar positivamente um número interessante de pessoas, abraçando assim novos possíveis consumidores.

Quer entender mais sobre o que é a reputação online e como defini-la? Continue a leitura.

O que é reputação online?

A reputação online é a forma com que a sua empresa é vista pelos consumidores e, principalmente, como você conduz seu negócio.

Ela trabalha além das aparências: os consumidores avaliam sua empresa desde os pequenos detalhes, como a relação dos colaboradores com seu negócio, as causas apoiadas por sua empresa, o posicionamento ético e moral do seu negócio e muito mais.

Além disso, toda vez que um produto não é entregue adequadamente ou um cliente fica insatisfeito por algum outro motivo e faz uma reclamação online, esse tipo de problema pode prejudicar sua reputação.

Dessa forma, podemos dizer que a reputação está muito mais ligada à forma com que seu cliente percebe você. Basta se colocar no lugar desse consumidor: antes de comprar um produto ou contratar um serviço, você busca por informações e avaliações de outros consumidores, certo? 

Principalmente se for um produto ou serviço de alto valor agregado, se as avaliações não forem boas, é possível que você não se sinta confortável para realizar essa compra.

Quais são as diferenças entre reputação online e imagem profissional?

Quando colocamos esses dois termos em pauta, é comum que os conceitos se confundam. Por isso, precisamos esclarecê-los para garantir que você saiba exatamente onde está colocando seus esforços de comunicação.

A imagem profissional está relacionada ao que está fixado na cabeça do seu cliente. Ela é definida pelas experiências dos consumidores têm com o profissional, por meio de contato direto ou indireto com essas pessoas.

Por outro lado, a reputação não exige, como explicamos, uma proximidade com a marca: trata-se de como sua empresa se comporta e se posiciona no mercado, e o que os consumidores podem absorver disso.

Dessa forma, podemos entender que a reputação costuma demorar mais tempo a ser construída, pois é necessário maior consistência e intensidade para criar um modelo de ação capaz de envolver seu consumidor de forma positiva.

No caso da reputação online, a situação se torna um pouco mais delicada: ela considera também a velocidade com que as informações circulam dentro das plataformas digitais. Sendo assim, da mesma forma que você pode criar uma excelente reputação online por meio de esforços de comunicação, processos e marketing, você também pode destruí-la com um deslize.

Como consolidar uma boa reputação online?

Agora que já explicamos o que é a reputação online e quais são as diferenças entre essa percepção e a imagem profissional, é hora de entendermos quais são os passos mais importantes para consolidar essa reputação, permitindo que a sua empresa usufrua dos benefícios dessa estratégia.

Vamos lá?!

Tenha um bom relacionamento com o público

Um dos detalhes mais importantes da criação de uma reputação online é estruturar uma rotina de relacionamento com seu público.

Os hábitos de consumo mudaram, e com eles as necessidades e prioridades dos seus clientes e prospects. Hoje, sem dúvidas, os novos consumidores (chamados consumidores 4.0), valorizam empresas capazes de entregar um atendimento diferenciado e personalizado.

Muitas vezes esses bons relacionamentos podem ser construídos com o auxílio de plataformas digitais, como as redes sociais e o e-mail marketing, permitindo uma comunicação direta e eficiente com esses consumidores.

Tenha consistência nas ações da empresa

A consistência nas ações é um ponto-chave, e, infelizmente, onde muitas empresas ainda erram.

Não adianta fazer ações pontuais e não dar continuidade em um plano de comunicação, se seu objetivo é criar uma reputação online.

É preciso que você esteja presente e ativo nas plataformas digitais, aumentando seu alcance e permitindo que você encontre novas oportunidades de negócio diariamente.

A consistência é um dos pilares do sucesso de qualquer ação de comunicação, e com a criação de uma reputação online não seria diferente.

Para conseguir executar isso da melhor forma possível, o ideal é criar um planejamento detalhado, no qual todas as ações estejam previstas, garantindo a consistência e eficiência de todo o processo.

Acompanhe os feedbacks

Ouvir os feedbacks dos clientes é fundamental para descobrir onde estão os gargalos do seu negócio e como você pode melhorar os processos da sua empresa.

Esse também é um detalhe que coloca muitas empresas em situações complicadas: são poucos os especialistas capazes de enxergar nesses comentários negativos conteúdos estratégicos para o dia a dia da empresa.

Mas, a grande questão é: quem é melhor que seu próprio público para esclarecer o que o mercado está esperando da sua empresa, e como se diferenciar no mercado?

Aprenda a ouvir os feedbacks dos seus clientes e tente absorver o máximo possível de informações dessas pessoas.

Produza conteúdo de qualidade

E, claro, sempre produza conteúdo de qualidade. Uma das estratégias que podem te ajudar a se diferenciar no mercado é educar os consumidores e se transformar em uma referência no assunto por meio de conteúdos completos e diferenciados sobre seu mercado.

Para produzir conteúdos de qualidade, é necessário que você:

  • defina suas personas;
  • faça uma pesquisa de palavras-chave;
  • crie um calendário editorial;
  • mantenha consistência na publicação desses conteúdos;
  • otimize os materiais sempre que necessário.

Trabalhar com a reputação online não é tarefa fácil, mas o segredo dessa estratégia é sempre focar na experiência do seu consumidor com a empresa, e em como você tem lidado com problemas e conflitos dentro do seu negócio.

Basta se colocar no lugar do cliente: quando é você o consumidor, o que você valoriza ao escolher uma empresa prestadora de serviços ou fornecedora de algum produto?

Sua empresa não investe em estratégias voltadas à reputação online? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar!

 

Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário