Veja agora como as reviews podem ajudar na otimização do SEO

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A interatividade é um dos principais diferenciais do meio digital. Ao consolidar a presença online da sua empresa, um recurso bastante valioso não pode ser esquecido em sua estratégia: as reviews.

A internet facilitou bastante o processo de publicação de avaliações sobre produtos, serviços e empresas. Além de ser benéfico contar com a opinião do público sobre seu negócio, as reviews também oferecem um impulso no seu SEO.

Do lado de quem cuida do negócio, o trabalho com reviews deve ser cuidadoso. Primeiramente, é necessário entender o que elas são e qual é o papel delas no contexto da manutenção da imagem da marca. Incentivar a publicação dessas avaliações pode ser altamente vantajoso.

O que são reviews e por que são importantes?

Reviews, ou avaliações, são comentários que consumidores e usuários podem deixar a respeito de produtos ou empresas. Geralmente, incluem uma nota em um número de estrelas que se soma às demais para gerar uma avaliação geral da marca.

Inúmeras razões podem motivar o desejo de deixar uma avaliação sobre um negócio. Pode ser um cliente satisfeito que deseja contar a sua boa experiência ou, até mesmo, alguém que queira relatar um caso negativo. Mas não se engane: ambas as situações são benéficas.

Um dos gatilhos mentais mais eficazes para convencer um público a respeito do valor da sua oferta é o da prova social. Isso consiste em usar o depoimento de outras pessoas a respeito de um produto ou serviço para aumentar o grau de apelo e credibilidade dele.

Nesse contexto, fica nítido o quanto as reviews podem ser vantajosas para qualquer negócio. Ter um espaço dedicado à publicação de avaliações permitirá que novos clientes em potencial possam enxergar aquela empresa como mais confiável.

Veja a seguir os principais espaços em que é possível permitir a publicação de reviews sobre seu negócio na internet:

  • Google Meu Negócio, que gerencia a presença de empresas nos resultados do Google e no Google Mapas;
  • perfis corporativos nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn;
  • sites especializados em avaliações de estabelecimentos, como TripAdvisor e Yelp;
  • seu próprio site, se você construir um espaço para esse fim.

Como as reviews influenciam no SEO da empresa?

Além de ser algo benéfico para a relação entre cliente e empresa, ter um espaço dedicado a reviews é uma ótima forma de impulsionar o SEO do seu site. O resultado disso será uma facilidade maior para aparecer em boas posições entre os resultados de pesquisas de sites como o Google.

Quer saber mais? Confira, a seguir, de quais formas o SEO do seu negócio pode ser positivamente influenciado pelas reviews de usuários.

Trazem mais confiança e credibilidade

Quanto mais reforços a confiabilidade da sua empresa puder ter, melhor. O Google se baseia em múltiplas fontes para atestar a relevância do seu negócio para pesquisas relacionadas e as reviews são uma delas.

Dessa forma, contar com um bom número de reviews pode exercer o papel de conteúdo relacionado à sua empresa. O resultado disso é um impulso de SEO a partir do grau de confiança e credibilidade.

Ajudam a emplacar palavras-chaves relevantes

Relevância é um dos critérios mais importantes para o Google. Melhor ainda do que ter seu próprio conteúdo otimizado para palavras-chaves relevantes é contar com publicações feitas por outras pessoas que cumpram esse papel. Esse é o caso de reviews de clientes sobre seu negócio.

Seus clientes podem ajudar a aprimorar seu SEO e otimizar seu conteúdo para os termos que têm relação com o seu negócio. É natural que palavras-chaves relacionadas acabem sendo usadas nessas reviews.

Beneficiam no SEO local

Além de otimizar seu site seguindo todas as boas práticas convencionais para emplacar boas posições no Google, existem diretrizes mais específicas relacionadas a estabelecimentos físicos. O SEO local envolve uma série de ajustes que permitem sugerir a sua empresa como resultado para buscas feitas pelas imediações dela.

Outro benefício de trabalhar com reviews é que elas ajudam a impulsionar seu SEO local. Suas páginas serão vistas como relevantes dentro do contexto do local em que sua empresa está situada.

Diminuem sua taxa de rejeição

Ter uma alta taxa de rejeição (ou bounce rate) é algo que impacta negativamente no seu SEO. Afinal, o Google estará enxergando que seu público não encontra o que está procurando ao acessar seu site. Felizmente, contar com reviews ajuda a conter esse problema.

As pessoas tendem a enxergar com mais confiança aquelas empresas que permitem a publicação de reviews, especialmente aquelas que são visíveis diretamente na tela de resultados do Google. Com isso, você garante uma visita e tem menos chances de sofrer com um bounce.

Oferecem vantagem sobre os concorrentes

Por melhor que seja a estratégia de otimização dos seus concorrentes, nada chega perto do potencial que as reviews trazem. Se a sua empresa contar com um espaço dedicado a elas, será possível sair na frente dos seus concorrentes com um diferencial valioso para o algoritmo de buscas.

É ainda melhor quando o seu site está devidamente configurado para exibir reviews diretamente na página de resultados. Dessa forma, o conteúdo da sua empresa ocupará ainda mais espaço dos seus concorrentes.

Quais cuidados tomar ao trabalhar com reviews?

Tendo em vista os benefícios que as reviews podem trazer para o SEO da sua empresa, é importante ressaltar o quanto é importante saber como trabalhar com elas.

Por se tratar de um recurso de expressão pessoal, reviews podem representar alguns problemas para uma empresa despreparada. Deslizes nesse aspecto são capazes de prejudicar a imagem do seu negócio e anular seus esforços em SEO.

Quando começar a trabalhar com reviews em seu negócio, lembre-se de tomar os seguintes cuidados:

  • apague comentários negativos somente em último caso, quando eles trazem ofensas ou quebram regras de comunidade;
  • lembre-se de responder a todas as suas avaliações, o que mostra uma preocupação da empresa com a interatividade;
  • tenha presença em plataformas que permitem a publicação de reviews para que seus clientes possam encontrá-la;
  • mantenha os dados da sua empresa sempre atualizados;
  • tenha um plano de ação para lidar com reclamações e comentários negativos.

Trabalhar com reviews é altamente benéfico para diversos aspectos da atuação do seu negócio, inclusive o SEO. Otimizar o conteúdo nem sempre significa fazer tudo sozinho, já que a influência dos seus clientes tem um papel fundamental no processo. Aproveite as dicas deste artigo e coloque as reviews entre suas prioridades o quanto antes.

Restou alguma dúvida sobre otimização? Então, aproveite para ler sobre o que é SEO e como ele ajuda na difusão e encontro da marca online.

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