Rich snippets: qual sua relação com as avaliações dos clientes?

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Você já buscou por algo nos mecanismos de busca, como o Google, e recebeu um resultado mostrando um pedaço de um conteúdo de um site ou blog? Esses são os rich snippets.

Tal modelo de resultado é focado em melhorar a experiência do consumidor e aumentar a qualidade das respostas oferecidas pelo Google, entregando conteúdos muito mais corretos e diferenciados para os usuários.

Os rich snippets se tornaram valiosos para as empresas que investem em marketing digital e SEO, por isso, é tão importante entender o que são, como conquistá-los e quais são os maiores benefícios de alcançar esse resultado.

Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que são rich snippets?

Os snippets são os resultados apresentados pelo Google, por meio dos quais é possível identificar o tipo de conteúdo que você encontrará ao clicar naquele link. Eles são compostos por três elementos: título da página, URL e a descrição (conhecida também como meta description).

Já os rich snippets começaram a surgir por volta de 2009, quando o Google identificou a necessidade de oferecer resultados ainda melhores para seus usuários, apresentando outras informações que poderiam ser valiosas, de acordo com a intenção de busca dessas pessoas.

Um exemplo do tipo de otimização que veio com os rich snippets é a possibilidade de visualizar as avaliações dos usuários, por meio de estrelas, como acontece nas páginas do Facebook.

Para que servem os rich snippets?

Os rich snippets são feitos para ajudar o usuário a entender qual conteúdo ele encontrará naquela página, caso deseje optar por aquele resultado de busca.

Do ponto de vista das empresas, eles ajudarão a aumentar o tráfego e podem contribuir, indiretamente, para a melhora do posicionamento das páginas, pois oferecem informações relevantes para o usuário e poderão aumentar a taxa de cliques e reduzir a taxa de rejeição dessas páginas.

Como as avaliações dos clientes funcionam?

Uma forma de enriquecer seus snippets é justamente incluir as avaliações de clientes. Em muitos contextos, essas estrelinhas podem ser muito valiosas para aumentar os resultados da empresa e melhorar as taxas de cliques e conversão.

Essa avaliação é exibida em forma de estrelas, com uma escala de 1 a 5, mostrando uma média das avaliações realizadas pelos consumidores. Esse tipo de informação representa a opinião dos usuários a respeito dos conteúdos que estão naquela página, como livros, produtos, receitas, negócios locais, filmes etc.

Como os rich snippets podem ajudar a empresa?

Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para tentar conquistar bons rich snippets, com um bom posicionamento. Algumas empresas já entenderam que essa estratégia é fundamental e precisa ser considerada.

Você tem investido em conteúdos que poderão ajudá-lo a conquistar um bom snippet? Entenda os benefícios desse cuidado nas suas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo.

Aumento do tráfego

O primeiro grande benefício de conquistar um rich snippet é o aumento do tráfego das suas páginas. Se você possui um snippet de destaque, saiba que é comum os usuários optarem por abrir sua página para ler o conteúdo que está ali presente.

O snippet bem feito ajudará você a conquistar, também, um tráfego mais qualificado, visto que o usuário saberá exatamente que tipo de conteúdo encontrará nas suas páginas.

Melhora do engajamento

Com o aumento do tráfego qualificado, se seu conteúdo realmente responder às dúvidas dos seus consumidores, também será possível aumentar o engajamento dessas pessoas com as suas páginas, interferindo diretamente nos resultados.

Melhora da experiência do usuário

Sem dúvidas, oferecer para o usuário um resumo de qualidade do que será encontrado nas suas páginas é uma forma de melhorar sua experiência. 

Com essas informações, ele saberá exatamente qual resultado apresentado responderá corretamente suas dúvidas, reduzindo as chances de ter experiências frustrantes e ter que buscar por outra alternativa logo depois.

Aumento da captação de leads

O aumento da captação de leads também é uma realidade para as empresas que possuem rich snippets de qualidade.

Quando aumentamos o tráfego das páginas, podemos aumentar também a quantidade de pessoas que se cadastram para receber materiais ricos ou até mesmo newsletters da sua empresa. Por isso, é importante que, além de um bom rich snippet, seja necessário também ter um conteúdo de qualidade dentro dessas páginas, para atrair ainda mais a atenção dos leitores e gerar o interesse de se tornar um lead.

Aumento das oportunidades de negócio

Com o aumento do tráfego, aumentamos a quantidade de leads, e com o aumento dos leads, aumentamos a quantidade de oportunidades de negócio.

Se você trabalhar com a nutrição dos leads gerados, poderá qualificar essas pessoas e guiá-las até o momento da compra.

Se você está trabalhando os rich snippets em páginas de conversão, é possível fazer com que os usuários cliquem nas suas páginas de produto ou serviço, aumentando assim as chances de conversão dessas pessoas, que entrarão em contato com conteúdos de qualidade, que responderão às suas dúvidas e oferecerão as opções de solução mais adequadas para cada situação.

Como conquistar os rich snippets?

Conquistar rich snippets exige que você trabalhe um nível um pouco mais avançado em estratégias de SEO, pois exigirá conhecimento a respeito do funcionamento do Google e programação de sites.

Mas, independentemente disso, é preciso que você entenda como funciona.

Para que o algoritmo do Google consiga exibir os rich snippets, eles precisam estar identificados no código HTML da sua página, através de dados estruturados que ajudarão a classificar e organizar aquele conteúdo.

Quando essas informações estão organizadas, é mais fácil para o robô do Google identificar do que se trata aquele conteúdo e oferecer a alternativa mais relevante na SERP.

Se você não entende muito sobre códigos, mas quer estruturar e organizar essas informações, talvez seja interessante trabalhar com plug-ins. 

Ter uma ferramenta especializada também pode ajudar você a conseguir colocar avaliações de clientes nos rich snippets.

A Opiniões Verificadas é uma empresa internacional com foco na reputação dos clientes. A ferramenta permite que você apresente essas avaliações de forma simples, rápida e prática no Google. Com isso, a voz dos seus clientes será a sua melhor publicidade!

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