Taxa de consulta de opiniões dos consumidores aumenta 45% durante a quarentena

3 minutos para ler

Ao todo, foram 1,4 milhões de novas reviews publicados durante o confinamento.

A quarentena mudou permanentemente os hábitos de consumo? Definitivamente sim. Uma coisa é certa: as avaliações dos clientes fizeram um avanço espetacular durante o período de confinamento. A publicação bem como a consulta de reviews aumentou significativamente. Confinados, os consumidores claramente compartilharam sua experiência e contribuíram ativamente para a escolha de outros consumidores.

Sabe-se que 92% dos usuários da Internet confiam nas avaliações online tanto quanto nas opiniões de parentes e amigos. Portanto, não é de surpreender que as avaliações aumentem a conversão de vendas de diversos produtos.  E é uma aposta segura que a tendência se manterá nos próximos meses. Vale ressaltar que é de interesse das marcas jogar com a carta da transparência, um valor exigido pelos consumidores. Enquanto as marcas estão questionando a maneira correta de envolver seus clientes, o consumidor tem expectativas específicas e compromissos concretos com eles e entre eles.

Com uma necessidade de transparência, os clientes mais do que nunca compartilharam suas opiniões durante o confinamento. Agora é hora das marcas se envolverem” diz Pascal Lannoo, CMO da Opiniões Verificadas, do grupo Net Reviews.

Consumidores engajados

Ao todo, foram 1,4 milhões de novas reviews publicados durante o confinamento. Forçados a ficar em casa, os consumidores naturalmente se voltaram para o comércio eletrônico. Até agora, nada de surpreendente. Mas, para certos setores, a taxa de avaliações de clientes literalmente explodiu. Na frente o setor de casa e jardim: a parcela de compradores on-line que deixaram um aviso após a solicitação aumentou 43%. O aumento também é notável no setor de TI (+ 20%) e no setor de bebês e crianças (+ 23%).

Essa tendência confirma que o confinamento mudará permanentemente o comportamento do consumidor que irá favorecer marcas cujos valores vão além do encantamento, com evidências concretas. A transparência se tornou um negócio de ativos e o cliente contribui com esta proposta de valor.

A Opiniões Verificadas avaliou 4,5 milhões e notou que a taxa de consulta de opiniões aumentou 45%. Após uma fase de espanto com o anúncio do confinamento, em que o número de consultas em reviews caiu acentuadamente, números simplesmente dobraram em Abril em comparação aos outros meses.

Pode-se afirmar que existem duas razões para esse aumento. A chegada maciça de pessoas neo-digitais. Estima-se que 2 milhões de compradores fizeram sua primeira compra on-line durante a quarentena. Este público consultou as reviews devido à necessidade de se sentirem tranquilos e mais confiantes na aquisição assertiva de sua compra.  Por sua vez, os usuários mais experientes da Internet consultaram as opiniões mais do que o habitual, em especial para avaliar os prazos de entrega ou as condições sanitárias estabelecidas.

Mais exigentes e alérgicos ao discurso vertical, os consumidores não são mais sujeitos, mas alavancas de marketing. Percebida pelas marcas como um conceito que garante transparência e que envolve principalmente a publicação de opiniões autênticas, a opiniões de clientes distinguirá as empresas que aprenderam as lições certas da crise pela qual estamos passando.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário