6 dicas para melhorar a taxa de conversão de vendas em seu e-commerce

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Você resolveu empreender. Criou sua loja virtual, carregou todos os produtos e até recebe algumas visitas em seu site, mas não tem realizado muitas vendas. Se isso acontece com você, saiba que esse problema é mais comum do que parece. Por isso, ao longo deste artigo, vamos entender como melhorar a taxa de conversão em seu e-commerce.

Antes de seguir para as dicas propriamente ditas, vamos entender o que é taxa de conversão, como calculá-la e, por fim, como melhorar esse indicador em sua loja virtual. Está pronto para começar? 

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão pode ser aplicada a diversos aspectos de um negócio. Isso porque podemos considerar uma conversão como uma ação que você deseja que o usuário realize em seu site.

Logicamente, associamos as conversões diretamente às vendas, mas elas também podem ser um cadastro, o envio de um formulário ou qualquer objetivo que você queira que o visitante cumpra em seu e-commerce.

Como calcular a taxa de conversão?

Agora já sabemos o que é uma conversão, então podemos seguir para a taxa de conversão. Esse indicador é representado por uma porcentagem.

Para calculá-la, você deve ter em mãos o número de visitas no seu e-commerce e o número de conversões. Então, você deverá dividir as conversões pelo total de visitas e multiplicar o resultado por 100. Essa porcentagem será sua taxa de conversão:

Total de conversões / Quantidade de visitas X 100 = Taxa de conversão (%)

No caso da taxa de conversão de vendas, as conversões que você vai considerar serão o número total de vendas realizadas em sua loja virtual.

Esse valor costuma variar de acordo com o setor de atuação do negócio, mas, de acordo com o E-commerce Radar, a taxa de conversão média fica em torno de 1,4% no Brasil. A partir daí, você será capaz de avaliar o desempenho da sua empresa.

Dicas para melhorar a taxa de conversão de vendas em seu e-commerce

Agora que você já sabe calcular a taxa de conversão em seu negócio, hora de conferir algumas dicas sobre como aumentar as vendas em sua loja virtual.

A ideia é promover alterações em seu e-commerce, de modo que as pessoas que já o visitam sintam-se mais inclinadas a realizar uma compra. Então, vamos lá:

1. Boa navegação na loja virtual

O primeiro aspecto ao qual você precisa estar atento é a facilidade de navegação em sua loja virtual. Boa parte desse fator dependerá da estrutura que sua plataforma de e-commerce oferece, mas você também deve organizar as coisas.

Para isso, ordene o menu a partir das suas categorias de produtos. A ideia é que o visitante consiga encontrar sem grandes esforços tudo o que precisa em sua loja. Um bom parâmetro para ter em mente é o de tentar deixar todas as páginas de produto acessíveis a apenas três cliques a partir da home.

2. Apresentação completa dos produtos

Outro fator que pode ajudar os visitantes a tomarem a decisão final e adquirir um produto é a quantidade de informações a respeito do item. Lembre-se que as pessoas só poderão conhecer as mercadorias oferecidas por meio das descrições, fotos e vídeos.

Então, escreva textos completos sobre os artigos, carregue um bom número de imagens e certifique-se de que são boas fotos. Além disso, quanto mais informações melhor. Então, se possível, carregue também vídeos dos produtos em uso. 

3. Prova social 

A prova social é a utilização da autoridade de outros consumidores para convencer novos usuários da compra. Esse é um poderoso gatilho mental que pode ser utilizado em sua loja virtual.

Para isso, incentive que os clientes deem notas e teçam comentários sobre os produtos adquiridos. Depois, disponibilize essas avaliações a respeito de cada produto em suas respectivas páginas.

Além disso, você pode ter uma página com depoimentos de consumidores satisfeitos em seu e-commerce. Com autorização dessas pessoas, é claro, você vai publicar suas opiniões sobre a loja e até mesmo fotos delas com os produtos.

4. Checkout simples

Você já tentou fazer uma compra em um site e desistiu pela dificuldade para finalizar o pedido? Isso é mais comum do que parece, mas é possível evitar esse problema em sua loja virtual.

No momento do cadastro, não peça nada além das informações necessárias para cobrança e entrega. O consumidor pode desistir se tiver que preencher fichas enormes.

Além disso, é importante adotar o checkout transparente em seu e-commerce. Isso garante que o pedido todo seja processado enquanto o cliente permanece no ambiente da sua loja virtual, inclusive no momento do pagamento. Eventuais redirecionamentos podem deixar o consumidor desconfiado e levar ao abandono do carrinho.

5. Experiência mobile completa

O comércio eletrônico é cada vez mais realizado por dispositivos móveis. Entre as lojas que utilizam a plataforma da Nuvemshop, mais de 65% das vendas em 2019 foram realizadas para clientes no mobile.

Por isso, garantir que a experiência em seu e-commerce seja completa também para quem o acessa por smartphones ou tablets é fundamental.

Muitos fatores já citados aqui colaboram com isso, mas tenha sempre esse tipo de comportamento em conta para planejar suas ações.

6. Planejamento de marketing cuidadoso

Por fim, outro aspecto importante é observar em seu plano de marketing se as ações estão de acordo com o público que se interessaria pelos seus produtos. Isso porque não adianta atrair tráfego para sua loja virtual se esses visitantes não forem qualificados.

Portanto, observe a persona da sua marca e veja se suas campanhas e conteúdos têm a capacidade de conquistar esses potenciais clientes. Isso será importante para que você possa melhorar suas taxas de conversão.

Pronto para vender mais?

Esperamos que, com este conteúdo, você esteja mais confiante para agir de modo a melhorar a taxa de conversão de vendas do seu negócio.

Lembre-se que você não precisa fazer todas as mudanças de uma vez. É possível ir adequando um aspecto a cada oportunidade. Assim, você verá os números do seu negócio melhorarem aos poucos.

Então, está pronto para vender mais em sua loja virtual? 

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

E-mail Gravatar: victoria.salemi@nuvemshop.com.br

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