Entenda como a usabilidade do cliente no e-commerce garante sucesso nas vendas

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Quando uma empresa decide investir em um e-commerce, ela, automaticamente, implanta soluções que possibilitam a atração de novos consumidores e oferece novas formas de realizar uma compra. No entanto, para dispor de uma loja virtual nos dias de hoje é preciso apostar no conceito de usabilidade, que deixa seu negócio atrativo e facilita o acesso do cliente às informações desejadas.

Muitos proprietários de comércios online sabem que a tecnologia provoca mudanças significativas capazes de encantar os usuários que visitam um site e cativar os clientes que encontraram naquela loja a solução que precisavam. Portanto, é preciso estar por dentro de aspectos que aperfeiçoem ainda mais a experiência do usuário.

Nos tópicos abaixo você terá a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a usabilidade e saber quais são as considerações que deverão ser feitas na hora de propor melhorias que garantirão seu diferencial competitivo perante os seus concorrentes, atraindo mais compradores para o seu e-commerce. Continue conosco e boa leitura!

O conceito de usabilidade

Jakob Nielsen é um doutor dinamarquês especializado em ciências da computação. Nielsen lançou vários livros relacionados a essa área, entre eles, os que falam sobre usabilidade, assunto que o fez ficar conhecido como propagador desse termo, cujo conceito é construir um ambiente virtual prático em que um usuário encontre com facilidade o que procura.

Alguns donos de e-commerce ainda desconhecem a importância da experiência que os visitantes têm em um site e que ela pode ser decisiva na permanência ou na busca por outro negócio que atenda às necessidades dos clientes. Afinal, o consumidor atual quer fazer investimentos com um negócio que transmita confiança e que facilite sua vida.

Logo, estudar esse tema e entender as nuances que ele traz é uma alternativa para se manter atualizado no mercado, continuar atento às tendências que melhoram seus processos e pensar de forma estratégica e antecipada a fim de enxergar situações em que a transmissão da qualidade dos produtos e serviços da sua marca está sendo dificultada.

A importância do design na usabilidade

Entre as 10 heurísticas criadas por Jakob Nielsen, o pai da usabilidade, está aquela que fala sobre a “Estética e design minimalista”. O que isso quer dizer? Essa máxima tem a ver com o fato de um site apresentar apenas aquelas informações que são essenciais e imprescindíveis às necessidades do público que sua empresa deseja atingir.

Esse elemento é muito importante e precisa ser levado em consideração, visto que atualmente as pessoas já têm o costume de pesquisar em sites de buscas por lojas e demais estabelecimentos que ofereçam aquilo que elas procuram. Logo, é preciso trabalhar o seu branding para que sua marca se destaque diante dos seus concorrentes.

Essa premissa fará com que o responsável por um e-commerce reflita e melhore o desempenho da loja virtual, trabalhando com elementos que dialoguem com o usuário. É bom lembrar que é interessante causar uma boa impressão neste primeiro contato, pois isso ajudará na conversão e na melhora do tráfego da sua loja online.

Os fatores da usabilidade a serem considerados

Fazer com que seu e-commerce seja atraente aos olhos do atual consumidor é algo que requer os esforços de todos os que estão envolvidos no seu negócio. Afinal, a usabilidade só será bem desenvolvida se a equipe acreditar na importância que ela tem. Portanto, é necessário que a sua empresa conte com uma boa liderança e que haja o bom desenvolvimento das seguintes atividades:

Foco em conversão

É muito importante que sua marca fique atenta na reputação que ela tem na web e trabalhe com informações que ajudem a converter meros visitantes em clientes. Depoimentos de clientes promotores, cases de sucesso e outros aspectos que maximizem a relevância da sua imagem devem ser compartilhados para que os usuários tenham convicção da eficiência do seu negócio.

Acesso mobile

O smartphone é uma tecnologia que facilita a vida das pessoas e os aplicativos ajudam a melhor gerenciar a rotina e a busca por soluções na web. Logo, a usabilidade também deve ser pensada para atender aos usuários mobile. Não deixe de trabalhar com o design responsivo e adeque seu site à tela de um celular e a diferentes tipos de dispositivos móveis.

Testes de carregamento de conteúdo

É importante trabalhar com elementos que impressionem e encantem os visitantes. No entanto, é necessário realizar vários testes antes de fazer o compartilhamento de conteúdos online para que os clientes não tenham nenhuma experiência ruim, como se deparar com páginas que não carregam corretamente. Se isso não for verificado, o usuário poderá se frustrar e ter uma má experiência com o seu negócio, deixando de comprar com a sua marca.

Ferramentas de acompanhamento de desempenho

Os avanços tecnológicos permitiram que muitas ferramentas digitais surgissem a fim de trazer mais qualidade aos serviços prestados e melhorar a performance de um site. Logo, é necessário conhecer algumas delas e colocá-las dentro da sua rotina de trabalho. Elas ajudarão a deixar seu negócio atualizado e melhorarão o posicionamento da sua marca.

O Google Page Speed, por exemplo, faz a análise dos elementos da sua página e sugere o que é preciso ser feito até que a velocidade de carregamento do seu e-commerce melhore. A ferramenta afirma que os melhores desempenhos estão nas páginas que levam até 5 segundos para carregar. Portanto, confira se você já segue esse parâmetro.

É interessante, também, ver as métricas no Google Analytics. Afinal, é por meio das informações disponíveis nessa ferramenta que sua empresa consegue enxergar pontos positivos e negativos que precisam ser trabalhados, o que ajuda a ver boas oportunidades de vendas e fidelização de clientes.

Não esqueça de transmitir o quanto a sua loja virtual é segura e trabalha com diretrizes que protegem os dados dos seus consumidores. É uma importante medida, visto que hoje em dia a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é uma realidade e todo estabelecimento precisa se adequar às normas propostas.

Como você notou durante a leitura deste artigo, é preciso que o e-commerce apresente uma boa usabilidade na intenção de aumentar as oportunidades de vendas e diminuir os casos de carrinhos abandonados ou demais desistências. 

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