Entenda agora como a UX está presente no seu e-commerce

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Para tornar o seu negócio uma referência e se diferenciar dos principais concorrentes, é fundamental atender às demandas dos consumidores. Sendo assim, sempre que o cliente estiver em contato com a sua loja virtual, é preciso que ele esteja satisfeito. Por isso que é tão importante conhecer o conceito de UX e aplicá-lo ao seu e-commerce o mais rápido possível.

Afinal, o cliente está cada vez mais exigente, e cada detalhe faz uma enorme diferença no seu nível de satisfação com a sua loja. Na prática, o UX, também conhecido como user experience (em português, experiência do usuário), está presente em cada etapa da jornada de compra do consumidor, e é seu papel que ela sempre seja positiva para todos os seus visitantes.

Na rotina do seu e-commerce, qual é o impacto desse conceito no seu desempenho de vendas, por exemplo? Além disso, como analisar os seus resultados e o que fazer para melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual? Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e garantir a satisfação de quem visitar a sua página? Continue a leitura e confira!

O que é UX e qual a importância para a sua loja virtual?

Uma das práticas em alta no mercado é a customer centric, ou seja, colocar o cliente como foco dentro da sua organização. Nessa estratégia, entra o conceito de UX, a experiência do usuário, fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Todo e qualquer tipo de interação que o visitante tenha com a sua página é primordial para conseguir, por exemplo, uma conversão.

Do tempo de carregamento do seu site até a visualização dos produtos em seu estoque, todos os detalhes interferem na experiência do consumidor na sua página. Como consequência, isso impacta diretamente no seu desempenho de vendas. Imagine o seguinte cenário: você acessou um e-commerce em busca de uma blusa, mas não consegue encontrar a seção com as peças que deseja.

Quais são as chances de continuar nessa loja? Você está perdendo tempo e não consegue nem mesmo encontrar o que procura. Por mais que o preço seja atrativo, por exemplo, isso não vai sustentar a negociação. O conceito de UX é, portanto, fundamental para o sucesso do seu e-commerce. A seguir, estão alguns dos fatores que o tornam tão relevante para o seu negócio.

Auxilia os consumidores para a tomada de decisão

Quando o usuário está na sua página, o seu objetivo deve ser garantir que ele se concentre apenas no seu processo de decisão de compra. Quando o UX é bem aplicado, fica muito mais fácil para o usuário encontrar aquilo que procura, sem obstáculos e distrações, tornando a sua decisão muito mais fácil de ser realizada.

Aumenta a taxa de conversão

Ao fazer isso, a tendência é que a taxa de conversão do seu e-commerce também aumente. Afinal, sem empecilhos e insatisfação, o usuário se sente mais confortável para realizar a compra. Quando toda a experiência é planejada, ele passa a confiar ainda mais no que você tem a oferecer.

Amplia a satisfação dos clientes

Como consequência das duas situações acima, a satisfação do consumidor aumenta. Para quem deseja fidelizar mais clientes e destacar-se dentro do seu segmento, esse é o caminho mais fácil. Ao mesmo tempo, o abandono de carrinho diminui e a taxa de recompra deve aumentar.

O que fazer para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce?

Mas, na prática, o que fazer para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce? Confira algumas dicas, coloque-as em prática e melhore o seu desempenho.

Analise o comportamento dos clientes

A primeira tarefa é analisar o comportamento dos seus clientes. Quais são as suas preferências, o que procuram, quais são as suas dificuldades e os seus objetivos? A partir dessas respostas, você consegue definir quais devem ser as suas prioridades, focando em determinadas ações para aprimorar a experiência oferecida em suas páginas.

Melhore a usabilidade do site

A usabilidade deve ser, em seguida, a sua prioridade – ou seja, facilitar todas as ações dos consumidores enquanto eles estiverem na sua página. Dessa forma, se ele precisar encontrar um produto ou um canal de comunicação, tudo vai estar ao seu alcance.

Aposte no design responsivo

Outro ponto importante é o design responsivo, que garante a mesma experiência ao usuário em qualquer dispositivo que ele utilizar. Seja via smartphone, seja pelo desktop, qualquer consumidor pode encontrar aquilo que ele procura sem nenhum problema de adaptação.

Realize testes A/B

Os testes A/B também são importantes para avaliar o que funciona melhor ou pior com os seus consumidores. A partir da criação de duas opções de uso, você consegue monitorar qual dos formatos gera o melhor retorno – no caso, a melhor experiência para os seus clientes. Assim, aos poucos, você vai aprimorando a experiência do usuário.

Foque no bom atendimento

Além disso, o atendimento no seu e-commerce precisa ser eficiente. Caso o cliente tenha uma dúvida, ele precisa conseguir solucioná-la. Independentemente de qual seja a plataforma escolhida, você deve prestar o atendimento necessário em qualquer etapa da jornada.

Invista em acessibilidade

Outro ponto importante a ser avaliado é a acessibilidade. Dessa forma, é necessário pensar, por exemplo, em oferecer uma ferramenta para o controle e a busca por voz, ou na possibilidade de aumentar a fonte ao acessar a sua página. O objetivo é que qualquer pessoa que acesse a sua loja virtual tenha as chances de ter uma experiência positiva.

Quais são os impactos de não focar na experiência do usuário?

Quando a experiência do usuário não é priorizada, isso significa que as chances de entregar uma jornada satisfatória são muito menores. Consequentemente, os resultados tendem a ser ainda mais negativos. O principal motivo? A sua reputação passa a ser questionada. Afinal, quem vai querer comprar em uma loja que não entrega aquilo que os seus clientes procuram?

Entender o que é UX é uma parte importante para entregar um trabalho cada vez melhor aos seus consumidores. Aos poucos, o usuário passa a confiar ainda mais na sua loja, e, assim, o seu desempenho de vendas deve melhorar, destacando-se em seu segmento.

Por isso, é importante avaliar todos os fatores que podem ser um empecilho para que o usuário compre na sua loja. Que tal, então, descobrir por que a experiência do cliente é importante para e-commerces?

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