Vendas da Black Friday: aprenda como deixar seu e-commerce preparado!

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Novembro está se aproximando e com ele vem uma das datas mais importantes do comércio mundial. Você provavelmente já está pensando nas vendas da Black Friday e em como elas podem impulsionar os lucros do seu negócio online. No entanto, para aproveitar ao máximo esse período, é fundamental preparar seu e-commerce.

Neste artigo, você vai descobrir o que pode esperar da Black Friday 2020, que acontece no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês. Além disso, separamos dicas estratégicas que vão ajudar no planejamento das suas ações durante o período. Continue a leitura e confira!

O que esperar da Black Friday 2020?

Com a instabilidade do cenário atual, muitos donos de negócios digitais não sabem bem o que esperar das vendas da Black Friday. Será que esse vai ser um ano perdido para os lucros dessa data?

É claro que não! Os e-commerces que estiverem bem preparados, oferecerem descontos atrativos e um bom atendimento, com certeza vão se destacar. Por causa da crise econômica, o consumidor quer economizar ao máximo e é bem provável que ele aproveite muito a Black Friday para conseguir preços melhores nos itens que deseja adquirir.

Além disso, com a COVID-19, a segurança para a saúde se tornou uma prioridade. Assim, a preferência dos consumidores em relação às compras online vai favorecer o varejo eletrônico nessa data.

Como se preparar para as vendas da Black Friday?

Se você quer que sua marca se destaque nas vendas da Black Friday, não deixe para se planejar de última hora. Confira a seguir como seu e-commerce pode se preparar para atender o público.

Garanta um atendimento de excelência

Atualmente, é impossível atingir bons resultados nas vendas sem um bom atendimento. A experiência tem falado mais alto para os consumidores e pouco adianta ter preços competitivos se sua empresa falhar na hora da comunicação com os clientes.

É fundamental mostrar disponibilidade no atendimento, mesmo em meio às muitas demandas da Black Friday. Por isso, aproveite este tempo para treinar seu time de profissionais e, se necessário, reforçar a equipe. Ela deve estar preparada para resolver problemas, realizar vendas consultivas e fidelizar pessoas.

Outra dica é apostar em automação de parte da comunicação. Uma boa ideia é investir em bots inteligentes que simulam conversas e podem ajudar os clientes em questões frequentes e mais simples.

Prepare a infraestrutura do e-commerce

Entre os principais desafios das vendas da Black Friday está a adequação dos processos do e-commerce para atender a alta demanda. É preciso se preocupar com diversos fatores, como o estoque suficiente, precificação, um site que suporte os acessos, a logística da entrega, entre outros.

Para garantir uma boa experiência para o cliente e lucros para sua marca, invista na infraestrutura da loja virtual e na gestão estratégica do negócio. Reveja a plataforma de vendas e confira se ela dará conta de receber muitos clientes com eficiência.

Feche contratos com boas transportadoras por valores competitivos, assim você poderá oferecer frete grátis para os clientes. Avalie também os produtos que têm mais chances de venda, para que você possa aumentar os estoques e evitar a indisponibilidade durante a Black Friday.

Negocie preços com os fornecedores

Garantir descontos realmente satisfatórios deve estar no centro da sua estratégia de vendas da Black Friday. É importante não decepcionar o consumidor e muito menos enganá-lo com falsas promoções.

Para conseguir chegar a preços competitivos e lucrar mesmo assim, o melhor a fazer é negociar com seus fornecedores antecipadamente. Compre lotes maiores dos produtos mais buscados e feche valores interessantes para oferecer grandes descontos.

Prepare campanhas de divulgação

A Black Friday é um ótimo momento para investir na divulgação da sua marca e no fortalecimento da sua imagem digital. Assim, quando chegar a data dos descontos, os consumidores já vão conhecer seu e-commerce e terão boas expectativas sobre as promoções que podem aproveitar.

As campanhas de anúncios de marketing digital são um investimento interessante para as próximas semanas. Você pode usar os conteúdos pagos para alcançar novos leads, mostrando um pouco dos produtos e serviços da sua loja, as avaliações de clientes que já compraram e a autoridade do seu negócio no segmento de atuação. É importante que sua marca se torne conhecida do público o quanto antes e tenha uma relação amistosa com ele.

Faça uma análise dos preços da concorrência

Como saber se os descontos que você quer oferecer são atrativos o suficiente para o público? Uma forma interessante de perceber se seu negócio está com ofertas competitivas é observar outras lojas do ramo.

Aproveite as semanas anteriores à Black Friday para acompanhar os preços praticados pelos seus concorrentes, ver a variação dos valores de produtos e entender como você pode superá-los.

Assegure uma boa reputação na internet

Se você quer ter ótimos resultados nas vendas da Black Friday, precisa mostrar aos consumidores que seu e-commerce é confiável. Isso porque muitos novos visitantes vão encontrar seu site durante as buscas por descontos. No entanto, eles só vão comprar caso se sintam seguros e vejam que sua loja tem uma reputação digital positiva.

Olhar avaliações de outras pessoas sobre os produtos ou sobre o atendimento de uma marca já se tornou uma prática comum entre os compradores. Para garantir um bom posicionamento online, aproveite os reviews que seu e-commerce já tem e exponha essas opiniões de clientes em espaços estratégicos do seu site de vendas.

Outro ponto importante é ter uma empresa que legitime as avaliações recebidas pela sua empresa e que mostre ao consumidor que existe transparência e confiabilidade. Dessa forma, você garante mais conversões e evita o abandono do seu site.

Esperamos que essas dicas ajudem você a se preparar melhor para as vendas da Black Friday. Essa data pode trazer excelentes resultados para os lojistas digitais, basta ter boas estratégias e um planejamento sólido. Assim, seu e-commerce vai conseguir oferecer tudo que os clientes buscam, converter vendas e conquistar seguidores com fidelização.

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